Migalhas Quentes

TST acata recurso de empresa de advocacia e consultoria e considera válido depósito recursal feito fora da conta do FGTS

A 8ª turma do TST reforma decisão do TRT da 17ª região e acata recurso de empresa de advocacia e consultoria considerando válido depósito recursal feito fora da conta do FGTS.

17/3/2010


Depósito

TST aceita depósito recursal feito por advocacia fora da conta do FGTS

A 8ª turma do TST reforma decisão do TRT da 17ª região e acata recurso de empresa de advocacia e consultoria considerando válido depósito recursal feito fora da conta do FGTS.

O TRT considerou o recurso deserto, em face de o recolhimento do depósito recursal ter sido efetuado pela Cardoso & Guimarães Advogados e Consultores Associados por meio de Guia de Depósito Judicial Trabalhista, o que não atenderia "aos ditames do artigo 899 da CLT (clique aqui) e Instrução Normativa 26 do TST". A Instrução normativa, segundo o TRT, "deixa claro que os recolhimentos a título de depósito recursal realizam-se por Guia para Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP)".

Inconformada, a empresa entrou com recurso no TST contra a decisão. A ministra Dora Maria da Costa, relatora do processo na 8ª turma, ao analisar o processo, ressaltou que o depósito efetuado pela Cardoso & Guimarães está dentro do que determina a Instrução Normativa 18.

Essa instrução normativa dispõe que: "considera-se válida para comprovação do depósito recursal na Justiça do Trabalho a guia respectiva em que conste pelo menos o nome do Recorrente e do Recorrido; o número do processo; a designação do juízo por onde tramitou o feito e a explicitação do valor depositado, desde que autenticada pelo Banco recebedor".

"A despeito de o depósito ter sido efetuado fora da guia GFIP, foram devidamente preenchidos os requisitos estabelecidos na IN 18 do TST e, portanto, atingido a sua finalidade", concluiu a relatora. A 8ª turma acatou o recurso da empresa e terminou o retorno do processo ao TRT para o julgamento do recurso ordinário.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Reforma tributária e imposto sobre herança: Mudanças e estratégias de planejamento sucessório

25/4/2024

O Plano de Contratações Anual na lei Federal 14.133/21

25/4/2024