Migalhas Quentes

TJ/SP reconhece poder investigatório do MP

A 15ª câmara de Direto Criminal do TJ/SP proferiu decisão reconhecendo o poder de investigação do MP. A decisão foi proferida em mandado de segurança impetrado por dois promotores de Justiça de Rio Claro.

30/3/2010


Investigação

TJ/SP reconhece poder investigatório do MP

A 15ª câmara de Direto Criminal do TJ/SP proferiu decisão reconhecendo o poder de investigação do MP. A decisão foi proferida em MS impetrado por dois promotores de Justiça de Rio Claro.

A promotoria instaurou procedimento investigatório criminal para apurar denúncia de prática do crime de concussão (exigir vantagem em razão da função por dois investigadores de polícia, que estariam extorquindo vendedores ambulantes de Rio Claro para não apreenderem suas mercadorias comercializadas ilegalmente. Durante as investigações, os promotores de Justiça Moacir Tonani Junior e Otávio Ferreira Garcia tomaram conhecimento que o crime já era investigado por outro promotor de Justiça da cidade e remeteram o procedimento investigatório para a Justiça de Rio Claro, com promoção de arquivamento.

O juiz titular da 2ª vara Criminal de Rio Claro se recusou a analisar o pedido de arquivamento da investigação realizada pela promotoria de Rio Claro, alegando que o MP não tem poder para investigar.

Com base nesta decisão, os promotores Moacir Tonani Junior e Otávio Ferreira Garcia impetraram mandado de segurança junto ao TJ/SP, MS utilizando o extenso debate sobre o poder de investigação do MP, incluindo recentes decisões do STF, assegurando ao Ministério Público autonomia para conduzir investigação criminal e, portanto, pleiteando que a promoção de arquivamento do procedimento investigatório feita pela Promotoria fosse analisada pela vara Criminal de Rio Claro.

Por decisão unânime, os desembargadores da 15ª câmara de Direto Criminal do TJ/SP concederam a segurança, garantindo o poder de investigação do MP e determinando que o juiz apreciasse a promoção de arquivamento.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025