Migalhas Quentes

Fazenda Pública do Estado de São Paulo não cumpre liminares para entrega de medicamentos a enfermos

Mesmo após intimações, Fazenda Pública do Estado de São Paulo não cumpre liminares para a entrega de medicamentos a enfermos e, com isso, fere as disposições do artigo 196 da CF/88 que diz que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".

21/9/2010

Medicamentos

Fazenda Pública do Estado de São Paulo não cumpre liminares para entrega de medicamentos a enfermos

O escritório Vilhena Silva Sociedade de Advogados constatou uma situação recorrente em relação ao fornecimento de medicamentos a pacientes doentes por parte da Fazenda Pública do Estado de São Paulo - FESP.

Três clientes do escritório, portadores de doenças graves, procuraram o SUS para obter o medicamento necessário à cura da doença, mas tiveram seus pedidos negados pela Secretaria da Saúde.

Os doentes, então, ajuizaram ações para obrigar a FESP a fornecer os devidos medicamentos, com base nos artigos 196 e seguintes da CF/88 (clique aqui). De acordo com o citado artigo, "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

Apesar da Secretaria da Saúde já ter sido intimada nos três casos, os medicamentos não foram entregues até hoje. Normalmente, os medicamentos são fornecidos dez dias após a intimação da Fazenda.

Segundo o escritório, apesar de ter sido ajuizado o descumprimento das ordens judiciais, nenhuma medida severa foi tomada. A Procuradoria do Estado também foi procurada e informou que não havia nada a ser feito, a não ser esperar.

18/6/10 – Medicamento para reposição de Cálcio – clique aqui.
25/6/10 – Medicamento para Osteoporose Severa para idosa – clique aqui.
7/7/10 – Hormônio do Crescimento para Criança – clique aqui.

________________





 

 


________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025