Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas"

Veja quem ganhou o título "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas" (Conceito Editorial – 438p.).

24/2/2011


Sorteio de obra

 

Qual o papel da previdência complementar ou privada no Brasil? Em que medida se poderia dizer que o regime de previdência complementar faz parte do sistema de seguridade social delineado na Constituição brasileira de 1988, estando, assim, destinado a buscar os objetivos do bem-estar e da justiça sociais? Por outro lado, seria correto afirmar que essa modalidade de previdência complementar ou privada, sobre tudo quando desenvolvida pelos fundos de pensão, constitui típica atividade econômica, mesmo quando ela não vise à finalidade lucrativa nem seja destinada à comercialização em mercado? Qual é, afinal, a sua natureza jurídica perante a Constituição brasileira?

É para refletir sobre essas questões bastante elementares (e inúmeros outros questionamentos que elas inevitavelmente suscitam) e, naturalmente, para ao final respondê-las que se faz, na obra "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas" (Conceito Editorial – 438p.), de Daniel Pulino, um estudo ao mesmo tempo amplo e profundo, tecnicamente rigoroso mas em linguagem clara e precisa, preocupando-se em abordar a previdência complementar brasileira sempre a partir dos conceitos e princípios constitucionais.

A metodologia científica, a extensão e o detalhamento da obra, aliados à abordagem de questões vivamente sentidas na prática, com vasta pesquisa doutrinária nacional e estrangeira, credenciam-na tanto aos estudiosos que procuram suporte teórico em cursos de pós-graduação e graduação, quanto àqueles que atuam profissionalmente no campo previdenciário.

Sobre o autor :

Daniel Pulino é doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, possui graduação em Direito pela USP. Atualmente é procurador Federal do Ministério da Previdência e Assistência Social e professor assistente mestre da PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Previdenciário.

______________

 Ganhadora :

Verônica Ferreira, do Rio de Janeiro/RJ


_________________

Adquira já o seu :












_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025