Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas"

Veja quem ganhou o título "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas" (Conceito Editorial – 438p.).

24/2/2011


Sorteio de obra

 

Qual o papel da previdência complementar ou privada no Brasil? Em que medida se poderia dizer que o regime de previdência complementar faz parte do sistema de seguridade social delineado na Constituição brasileira de 1988, estando, assim, destinado a buscar os objetivos do bem-estar e da justiça sociais? Por outro lado, seria correto afirmar que essa modalidade de previdência complementar ou privada, sobre tudo quando desenvolvida pelos fundos de pensão, constitui típica atividade econômica, mesmo quando ela não vise à finalidade lucrativa nem seja destinada à comercialização em mercado? Qual é, afinal, a sua natureza jurídica perante a Constituição brasileira?

É para refletir sobre essas questões bastante elementares (e inúmeros outros questionamentos que elas inevitavelmente suscitam) e, naturalmente, para ao final respondê-las que se faz, na obra "Previdência Complementar - Natureza Jurídico-Constitucional e seu Desenvolvimento pelas Entidades Fechadas" (Conceito Editorial – 438p.), de Daniel Pulino, um estudo ao mesmo tempo amplo e profundo, tecnicamente rigoroso mas em linguagem clara e precisa, preocupando-se em abordar a previdência complementar brasileira sempre a partir dos conceitos e princípios constitucionais.

A metodologia científica, a extensão e o detalhamento da obra, aliados à abordagem de questões vivamente sentidas na prática, com vasta pesquisa doutrinária nacional e estrangeira, credenciam-na tanto aos estudiosos que procuram suporte teórico em cursos de pós-graduação e graduação, quanto àqueles que atuam profissionalmente no campo previdenciário.

Sobre o autor :

Daniel Pulino é doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, possui graduação em Direito pela USP. Atualmente é procurador Federal do Ministério da Previdência e Assistência Social e professor assistente mestre da PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Previdenciário.

______________

 Ganhadora :

Verônica Ferreira, do Rio de Janeiro/RJ


_________________

Adquira já o seu :












_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024