Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Ônus da Prova"

Veja quem são os ganhadores da obra "O Ônus da Prova" (RT – Revista dos Tribunais – 2ª edição – 253p.), de Luiz Eduardo Boaventura Pacífico, sócio da banca A.J. Pacífico, Advogados Associados.

5/12/2011


Sorteio de obra

 

Na obra "O Ônus da Prova" (RT – Revista dos Tribunais – 2ª edição – 253p.), de Luiz Eduardo Boaventura Pacífico, sócio da banca A.J. Pacífico, Advogados Associados, são examinados os critérios distributivos construídos a partir do Direito Romano, com a detida análise das doutrinas contemporâneas fundamentais.

 

"Quando um conflito de interesses é levado à apreciação judicial, cabe ao Estado resolvê-lo, pondo fim à controvérsia, mesmo que o juiz não se tenha convencido sobre os fatos relevantes e controvertidos do processo.

Nessa hipótese, o ônus da prova autoriza o pronunciamento judicial, indicando o conteúdo da decisão. E sobre esse aspecto essencial do ônus da prova (regra de julgamento) que se desenvolve a presente obra, sem descurar da importância igualmente desempenhada pelo ônus subjetivo da prova.

Partindo de conceitos de prova e de ônus, são examinados os critérios distributivos construídos a partir do direito romano, com a detida análise das doutrinas contemporâneas fundamentais. Por meio da exposição das principais teorias sobre o assunto, é possível detectar não apenas as fontes do art. 333 do CPC vigente, mas também a sua superação, de modo a permitir mais segurança na distribuição do onus probandi nos casos concretos.

A obra, que também traça um perfil dogmático do instituto — inclusive relacionando o ônus da prova com os poderes instrutórios do juiz e as presunções —, contém reflexões e diretrizes práticas a propósito da inversão do ônus da prova no CDC, e aborda o tema à luz do Projeto de CPC, que pretende introduzir em nossa legislação o ônus dinâmico da prova." O autor

Sobre o autor :

 

Luiz Eduardo Boaventura Pacífico é sócio da banca A.J. Pacífico, Advogados Associados. Doutor e mestre em Direito Processual pela USP. Membro do IBDP e do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

__________

 Ganhadores :

 

Christiano Lomba, advogado no Rio de Janeiro/RJ

 

Daniela Menin, de Passo fundo/RS

_________

__________

Adquira já o seu :












__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024