Migalhas Quentes

Em encontro, OAB/SP aponta PJe como desafio imediato da classe

Para a CAASP, o próximo passo é ampliar as possibilidades de atendimento das demandas regionais e dar condições para o advogado lidar com a realidade da era digital na advocacia.

29/1/2013

Em encontro que reuniu 218 presidentes de subsecções da OAB/SP na última sexta-feira em SP, o presidente da Ordem bandeirante, Marcos da Costa, apontou como desafios imediatos da classe a implantação do PJe no Estado e a redução no horário dos fóruns estaduais. Entre as preocupações dos diretores subseccionais, estão a demora no pagamento de certidões pelo convênio de assistência judiciária e a fase pré-processual que não inclui os advogados nos centros de conciliação do TJ/SP.

Para Costa, os avanços da justiça que implicam no uso da tecnologia são importantes, mas foi necessário fixar data na capital e interior para que os novos processos tramitem somente de forma eletrônica. "Queremos que o advogado possa militar, cumprindo sua função institucional de ser instrumento de justiça", comentou.

O presidente reeleito da CAASP - Caixa de Assistência do Advogado, Fábio Romeu Canton Filho, explicou que a Caixa, ao longo do último triênio, conseguiu concluir a etapa de extensão física para todas as 226 Subseções em todo o Estado, tendo como próximo passo o objetivo de ampliar as possibilidades de atendimento das demandas regionais. Segundo ele, "o poder de negociação para formar parcerias que resultam em benefícios para os advogados é grande".

Canton Filho deu como exemplo parcerias com fabricantes de computadores, pelas quais os advogados têm desconto para a aquisição dos equipamentos. "Precisamos dar condições para o advogado saber lidar com a realidade da era digital na advocacia", lembrou.

Participaram ainda do encontro o membro nato da OAB e diretor a ESA - Escola Superior da Advocacia, Rubens Approbato Machado, e o conselheiro Federal Luiz Flávio Borges D'Urso. D'Urso ressaltou que levará ao Conselho a luta de SP por eleições diretas para a diretoria da OAB nacional. Ele pretende promover uma "representação mais igualitária, dando a advocacia paulista um espaço maior dentro do Conselho Federal".

Curso profissionalizante

Machado revelou que a ESA irá criar o primeiro curso profissionalizante de advocacia com a USP e que o prédio da OAB na Praça da Sé abrigará a escola, depois que a seccional se mudar para o novo prédio. "A ESA é a escola de advocacia mais importante do país. Nossos cursos de extensão e especialização são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e nossa missão é promover o aperfeiçoamento profissional e cultural dos advogados", explicou.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB/SP realiza reunião com presidentes das subsecções

24/1/2013
Migalhas Quentes

Colégio Recursal Central de SP implanta peticionamento eletrônico

23/1/2013
Migalhas Quentes

Peticionamento eletrônico: medidas auxiliam trabalho do advogado em SP

17/1/2013

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025