Migalhas Quentes

Participação em curso virtual obrigatório após jornada gera hora extra

Decisão é da 6ª turma do TRT da 3ª região.

16/10/2013

A 6ª turma do TRT da 3ª região negou provimento a recurso de instituição bancária contra condenação ao pagamento de horas extras a funcionária por tempo gasto com a realização de cursos ministrados pela internet, chamados de "treinet". De acordo com a decisão, ficou comprovada a obrigatoriedade de participação dos empregados em cursos de aprimoramento fora do horário de trabalho.

Em recurso, a instituição afirmou que os cursos não eram obrigatórios e tinham por objetivo o aperfeiçoamento pessoal e profissional do empregado. Disse ainda que os "treinet" eram ministrados durante o horário comercia e que o fato de poderem ser realizados fora do horário de trabalho não caracteriza tempo à disposição do empregador.

Uma testemunha, no entanto, contou que participava dos "treinet", realizados em casa, fora do expediente bancário. Segundo ela, todos os empregados eram obrigados a fazer esses cursos. A versão foi confirmada por outra testemunha, que acrescentou que nunca viu ninguém fazer o curso durante o horário de trabalho.

No entendimento do desembargador Jorge Berg de Mendonça, relator, a participação da funcionária em cursos e treinamentos promovidos pela instituição constitui tempo à disposição do empregador. "Não há como negar a essencialidade desses para as atividades laborais desempenhadas pelo empregado, sendo inequívoco que ao reclamado se revertem diretamente os benefícios decorrentes do aperfeiçoamento profissional do obreiro", afirmou.

O magistrado então manteve a sentença que concedeu à bancária horas extras e reflexos decorrentes da participação nos cursos virtuais promovidos pelo empregador. O recurso, contudo, foi julgado procedente para reduzir as horas extras, para cinco horas mensais, conforme confissão da reclamante.

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Funcionário que fez curso na internet após jornada ganha hora extra

11/7/2012

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Home office é realidade para 43% dos advogados

30/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024