Migalhas Quentes

TJ/MT diz que lei de moto-táxi de Rondonópolis é ilegal

16/2/2006


TJ/MT diz que lei de moto-táxi de Rondonópolis é ilegal


O Órgão Especial do TJ, por unanimidade, concluiu que é inconstitucional a legislação municipal de Rondonópolis que regula a exploração do serviço de transporte remunerado de passageiro por motocicleta, conhecido como moto-táxi. Segundo o relator do recurso Desembargador José Tadeu Cury, o município não tem competência para criar leis que regulamentam o trânsito.


Ele explicou que "a Carta Magna, no artigo 22 inciso, XI, fixa a competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte e para fixar diretrizes dos transportes urbanos. Por sua vez, o artigo 30, que enumera os assuntos de interesse local passíveis de legiferância pelos municípios, exclui a matéria de trânsito e transporte". Dessa forma, no entendimento do Desembargador, a lei municipal 3.508/2001 e também o decreto 3.353/2001 que regulamentam o serviço na cidade "desobedecem" à CF em seu artigo.


A decisão foi tomada na sessão do Órgão Especial do TJ, realizada no dia 9 de fevereiro, durante análise do processo de Argüição de Inconstitucionalidade que vai subsidiar o Agravo de Instrumento número 20652/2005 a ser apreciado pela Primeira Câmara Cível do Tribunal.
_______________

Fonte: TJ/MT

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025