Migalhas Quentes

Justiça anula adoção em atenção ao pedido do próprio adotado

22/3/2006


Justiça anula adoção em atenção ao pedido do próprio adotado


A 3ª Câmara Civil do TJ, em apelação cível sob relatoria do desembargador Sérgio Izidoro Heil, anulou processo de adoção em atenção ao pedido do próprio adotado.

Segundo os autos, a criança fora adotada pelo padastro aos 11 anos, passando a viver com a mãe biológica e seu novo companheiro. Porém, transcorridos quatro anos, o casal optou pelo divórcio e cada qual seguiu novo rumo na vida, já na companhia de novos parceiros.

A adoção, contudo, subsistiu legalmente, embora sem qualquer implicação material ou afetiva. Com isso, o já adolescente passou a sofrer aborrecimentos com a manutenção do vinculo adotivo formal – que o diferenciava do resto da nova família – já que seu sobrenome era diferente de todos.

Por conta disso, o jovem ingressou na Justiça para anular o processo adotivo, pleito negado em primeira instância, na Comarca da Capital. Já no TJ, a matéria teve outro desfecho, principalmente após análise de laudos psicológicos juntados aos autos, que confirmavam transtornos emocionais sofridos pelo menor, que assinava sobrenome contra sua vontade, uma vez que não mais se identificava com ele.

O relator da apelação, desembargador Sérgio Heil, atentou para os princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e , principalmente, da dignidade humana, além do artigo 1º, III, da Constituição Federal, para resolver a pendenga. No caso concreto, além do menor e de sua mãe, o então adotante também concordava com a anulação.

A decisão de 1º grau que negou o pedido teve por base a Lei 8.069/90, que protege a manutenção da adoção. A 3ª Câmara Civil, contudo, por unanimidade de votos, deu provimento ao apelo para anular a adoção, por vislumbrar bom senso e respeito aos interesses que a própria lei referida protege – o bem estar do menor.
_______________

Fonte: TJ/SC

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Mulher fica paraplégica após cair de sacada; Airbnb pagará tratamento

4/12/2025

Para Gilmar, lei do Impeachment caducou e nega tese de proteção do STF

4/12/2025

Gilmar nega pedido da AGU e mantém suspensão da lei do impeachment

4/12/2025

STJ afasta cota em vaga única e manda nomear 1º lugar da ampla concorrência

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025