Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da coleção "A Lei das S/A Comentada"

A obra contém contribuições doutrinárias e jurisprudenciais, bem como as decisões e regulamentações da CVM.

24/2/2016

A coleção "A Lei das S/A Comentada" (Quartier Latin – vls.4 – 2ª edição), de Nelson Eizirik, sócio do escritório Carvalhosa e Eizirik Advogados, apresenta uma análise sistemática e funcional dos dispositivos da lei das S/A, com todas as alterações legislativas que ocorreram desde sua promulgação, em 1976, e com as necessárias integrações ao novo CC.

A experiência prática do autor, professor, advogado e jurista especializado em Direito Societário e em Mercado de Capitais, contribuiu decisivamente por torná-la um material de consulta indispensável não só aos estudantes, como também a todos aqueles que, em suas atividades profissionais, devem aplicar e seguir os preceitos da legislação societária.

No volume I, privilegiou-se o exame dos seguintes aspectos da Lei das S/A; características da sociedade anônima; objeto e capital social; distinção entre companhia aberta e fechada; ações e outros valores mobiliários.

No volume II, destacou-se a análise dos seguintes tópicos: constituição da companhia; livros sociais; acionistas; direito de voto; caracterização e deveres do acionista controlador; acordo de acionistas; direitos essenciais; arbitragem em Direito Societário, o novo artigo 136-A; assembleia geral; direito de recesso.

No volume III, foram analisados com especial destaque os seguintes temas: conselho de administração; diretoria; conselho fiscal; deveres e responsabilidade dos administradores; aumento e redução do capital social; demonstrações contábeis; lucros; reservas; dividendos.

No volume IV, destacam-se os institutos referentes à dissolução, liquidação e extinção; à reorganização societária (transformação, incorporação, incorporação de ações e cisão); à sociedade de economia mista; à alienação de controle acionário e oferta pública de aquisição; aos grupos de sociedades (de fato e de direito); às operações entre partes relacionadas; ao consórcio de empresas; à anulação de deliberações das assembleias gerais.

Sobre o autor :

Nelson Eizirik é sócio do escritório Carvalhosa e Eizirik Advogados. Bacharel em Direito pela UFRGS – 1972. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/RJ em 1976. Palestrante e conferencista em seminários acadêmicos e encontros profissionais. Autor de inúmeros livros e artigos em revistas especializadas.


 

__________

Ganhador :

Tiago L. Torres Costa, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, de Campinas/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025