Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Diálogo Judicial Internacional"

O livro trata do uso da jurisprudência estrangeira pela Justiça constitucional.

24/10/2016

A obra "Diálogo Judicial Internacional" (Lumen Juris – 376p.), de Maurício Ramires, trata do uso da jurisprudência estrangeira pela Justiça constitucional.

Cada vez mais os juízes e tribunais de vários países e ordens jurídicas invocam decisões de cortes estrangeiras sobre questões constitucionais semelhantes, em um processo que vem sendo chamado de "diálogo judicial internacional".

Neste livro, o autor pretende abordar com amplitude as principais questões levantadas por esse diálogo. Para isso, a obra está dividida em três partes: (a) na primeira parte, chamada de Formulação, são lançadas as constatações fundamentais que justificam a abordagem do diálogo internacional entre juízes como algo mais do que um fenômeno fortuito da prática jurídica; (b) na segunda parte, nomeada Demonstração, a obra ilustra, através da análise de julgados de diversos tribunais, como a influência extraterritorial das jurisprudências constitucionais deixou de ser uma relação entre um centro irradiador e uma periferia receptora para se constituir em uma conversação multilateral com inúmeros participantes, mediante a construção de uma rede entrelaçada de influências recíprocas; (c) na terceira parte, intitulada Proposição, o autor sistematiza o tema da utilização da jurisprudência estrangeira pela justiça constitucional, começando por uma elaboração das suas conceituações básicas, para culminar dissertando sobre a relevância da integração dos tribunais no diálogo internacional para o processo interpretativo-constitucional.

Sobre o autor :

Maurício Ramires doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É mestre em Direito Público pela Unisinos. Atua como juiz de Direito na comarca de Porto Alegre.

___________

Ganhador :

Danilo Machado Oliveira, advogado em Santana de Parnaíba/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025