Migalhas Quentes

Califórnia pode ter leis ambientais rigorosas

31/8/2006


Emissão de gases

 

Califórnia pode ter leis ambientais rigorosas

 

O Estado norte-americano da Califórnia vai colocar em votação novas leis ambientais rigorosas que restringem as emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Um acordo para aprovação das leis foi firmado pelo governador Arnold Schwarzenegger com os políticos estaduais.

 

Com a legislação, a Califórnia se tornaria o primeiro Estado norte-americano a impor barreiras nas emissões de gás carbônico no país.

 

Mesmo contra a vontade de alguns dos seus colegas de partido, o republicano Schwarzenegger fechou o acordo com os democratas, que têm maioria no legislativo estadual. “É um acordo histórico para combate ao aquecimento global”, disse o governador.

 

Mercado de emissões

 

As leis devem ser votadas hoje, prazo em que termina a legislatura estadual. De acordo com a legislação, grandes indústrias teriam de cortar suas emissões de gases nocivos ao meio ambiente, mas poderiam trocar “créditos” de emissão. A meta do Estado é reduzir em 25% as emissões até 2020.

 

“Nós podemos agora caminhar para um sistema baseado no mercado que faz da Califórnia um líder mundial no esforço para reduzir emissões de gás carbônico”, afirmou o governador, em um pronunciamento.

 

A Califórnia é o mais populoso Estado norte-americano e o 12º maior emissor mundial de gases que provocam o efeito estufa.

 

Questões ambientais estão entre as prioridades de Schwarzenegger, que vai tentar se reeleger nas eleições de novembro. No mês passado, ele assinou um acordo com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, estabelecendo parcerias na pesquisa de combustíveis limpos e novas tecnologias.

 

No entanto, as ações do governador na área têm sido criticadas dentro do seu próprio partido. “Adotar regulações caras e pouco práticas pode fazer com que negócios e empregos migrem da Califórnia para outros Estados, ou até mesmo para outros países, sem que haja um compromisso para melhorar a qualidade do ar”, disse o líder dos republicanos na assembléia estadual, George Plescia.

__________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025