Migalhas Quentes

Mediação pode ser alternativa para famílias atingidas em Brumadinho, explica especialista

Para diretora da Vamos Conciliar, mediação é a melhor opção para solução de conflitos que envolvem catástrofes ambientais.

4/2/2019

A tragédia de Brumadinho/MG provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale tornou-se o maior acidente de trabalho do Brasil. Para a diretora da Vamos Conciliar, Perla Rocha, a mediação extrajudicial é a melhor alternativa para ressarcir os danos materiais das vítimas:

"A mediação é sem dúvidas a melhor opção para solução de conflitos que envolvem catástrofes ambientais, pois além de facilitar as negociações entre as pessoas que estão no conflito, habilita-as a compreender suas posições e a encontrar soluções que se compatibilizam aos seus interesses e necessidades, de forma mais rápida, segura e eficaz."

É importante lembrar que os herdeiros das vítimas que perderam a vida na tragédia, de acordo com a lei, têm direito às indenizações. Perla Rocha explica que os acordos preveem a reparação integral de todos os prejuízos sofridos, além dos danos morais. "Por meio da tratativa, a negociação com a empresa mineradora é concluída mais rapidamente que numa decisão judicial. E mais, se houver descumprimento de alguma das cláusulas, as empresas sofrem penalidades, como o pagamento de multas em favor das vítimas", diz a diretora.

Segundo a OIT, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Foram registrados cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho em quase quatro anos (2012 a agosto de 2018), em vários setores de trabalho. Nesse período, 15. 840 trabalhadores morreram no exercício da profissão. No continente americano, o país ocupa a primeira posição no ranking de acidentes de trabalho.

A diretora da Vamos Conciliar, afirma que é necessário ações eficazes de fiscalização, como forma de prevenir tais catástrofes e até mesmo outros tipos de acidentes, além dos métodos consensuais de solução de conflitos. "Não podemos esperar que mais um desastre desta monta ocorra novamente", completa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024