Migalhas Quentes

Resultado do sorteio de obra "A Modernização do Direito Penal Brasileiro"

18/1/2007


Sorteio de Obra

Migalhas sorteou dois exemplares da obra "A Modernização do Direito Penal Brasileiro" (Editora Quartier Latin, 285 p.), gentilmente oferecida pelo autor Rafael Mafei Rabelo Queiroz. Os nomes dos ganhadores você pode conferir abaixo.

Sobre a obra:

Resultado de dois anos e meio de pesquisa, o livro conta a história das reformas do sistema de penas brasileiro, ocorridas principalmente no final do século 19 e na primeira metade do 20.

A pesquisa focou-se especialmente em dois institutos trazidos para o Brasil, em meio aos muitos projetos reformistas da época: a suspensão condicional da pena (sursis) e o livramento condicional, ambos ainda parte do Direito Penal <_st13a_personname w:st="on" productid="em vigor. Ainda">em vigor. Ainda que focado no sursis e no livramento condicional, o trabalho é de proveito para todos aqueles que nutrem interesse pelas reformas penais de matriz positivista. Há, por exemplo, trechos significativos do livro destinados a temas como a individualização da pena e as medidas de segurança, igualmente relevantes para o Direito Penal atual.

A inovação do trabalho está na forma de construção da história de que se ocupa: em lugar de limitar-se à narrativa cronológica das legislações passadas, como comumente se vê, a pesquisa focou-se principalmente nos atores jurídicos responsáveis pelas reformas de que trata o livro. Por essa razão, juristas que viveram na primeira metade do século passado, mas que posteriormente foram esquecidos pela historiografia jurídica, têm sua importância resgatada pela pesquisa de Rafael Mafei.

Vale registrar que o universo de fontes da pesquisa não se limitou aos trabalhos desses grandes juristas. Ao contrário, também os depoimentos de personagens externos ao mundo do Direito foram trazidos para o livro, entre os quais se destacam os de Lima Barreto. Sua literatura de militância e seus depoimentos de quem viveu na pele, como interno de hospital psiquiátrico, mulato e contestador social, os efeitos das reformas modernizadoras defendidas pelos juristas da época, jogam luzes interessantes sobre o projeto modernizador do Direito Penal de seu tempo.

Sobre o autor:

Pesquisador da Escola de Direito de S. Paulo, da FGV, e professor do GV Law. Rafael Mafei Rabelo Queiroz é Mestre pela USP – Universidade de São Paulo e acaba de lançar, pela editora Quartier Latin, a obra “A modernização do Direito Penal brasileiro: Sursis, Livramento Condicional e outras reformas do sistema de penas clássico no Brasil, 1924-1940”.

______________

 

Resultado:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025