Migalhas Quentes

Moraes abre inquérito para apurar suposto ataque hacker ao STF

A medida foi tomada após pedido da PF. O caso tramita em sigilo.

12/5/2021

Após pedido da PF, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker à rede da Corte. O processo tramita em sigilo.

O site do Tribunal ficou fora do ar desde a madrugada do dia 7/5, após detectar um “acesso fora do padrão”, de acordo com informações do próprio STF. Os serviços do site estão sendo restabelecidos gradualmente.

(Imagem: Rosinei Coutinho-STF)

A Suprema Corte informou que o Tribunal tem experimentado um "aumento expressivo" na quantidade de acessos no portal por meio de "robôs" adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.

Nos casos em que os sistemas do Tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um "robô do bem" ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas.

O sistema de peticionamento eletrônico se manteve disponível, mas o tribunal decidiu suspender a contagem de prazos nos dias 6 e 7 em razão de eventuais dificuldades que operadores do direito possam ter registrado.

Nesta segunda-feira, 10, o STF informou que o acesso à homepage do site e os mais importantes serviços, como o acompanhamento processual, pesquisa de jurisprudência e a divulgação da pauta de julgamentos, foram normalizados.

Outras páginas internas ainda seguem em manutenção e serão restabelecidas para usuários externos gradualmente nos próximos dias.

Veja abaixo a lista dos serviços disponíveis e indisponíveis:

Liberados:

Ainda não liberados:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF diz que serviços no site serão restabelecidos gradualmente

10/5/2021
Migalhas Quentes

Após suposto ataque hacker, STF suspende prazos

7/5/2021
Migalhas Quentes

Hackers? Fora do ar desde ontem, site do STF tem acesso fora do padrão

7/5/2021

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025