MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hackers? Fora do ar desde ontem, site do STF tem acesso fora do padrão
Site | STF | Hackers

Hackers? Fora do ar desde ontem, site do STF tem acesso fora do padrão

As autoridades competentes investigam se o acesso fora do padrão veio de "robô do bem", que captura dados públicos para uso lícito, se veio de um hacker com intenções ilícitas.

Da Redação

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Atualizado às 12:07

Fora do ar desde madrugada de quinta-feira, 7, o site do STF registrou um "acesso fora do padrão", de acordo com informações do próprio Tribunal. O caso está sob a apuração sigilosa das autoridades competentes e investiga suposta atuação de hackers.

 (Imagem: Alan Marques/Folhapress)

(Imagem: Alan Marques/Folhapress)

A Suprema Corte informou que o Supremo tem experimentado um "aumento expressivo" na quantidade de acessos no portal por meio de "robôs" adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.

Nos casos em que os sistemas do Tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um "robô do bem" ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas.

No episódio desta quinta, segundo as informações já depuradas, o acesso não teve intuito de "sequestro" de ambiente, mas apenas de obtenção de dados.

"O STF lamenta eventuais transtornos causados a cidadãos, operadores do direito, jornalistas, entidades e empresas em razão da interrupção momentânea do serviço, mas ressalta absoluto compromisso com a transparência e a segurança da informação."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas