Migalhas Quentes

Banco é multado por ligar para usuários da lista de bloqueio

No acórdão, o colegiado considerou não apenas a gravidade da infração, como também o porte econômico instituição

31/3/2022

A 11ª câmara de Direito Público do TJ/SP negou pedido de anulação de autuação e manteve multa aplicada a instituição bancária por fazer ligações de telemarketing a consumidores. Para o colegiado "a infração foi comprovada pelas reclamações dos consumidores lesados junto ao Procon"A multa aplicada foi de R$ 6.662.240.

Tribunal confirma multa aplicada a banco por ligações de telemarketing.(Imagem: Freepik)

De acordo com os autos do processo, a empresa foi autuada pela Procon - Proteção e Defesa do Consumidor por ter realizado ligações de telemarketing para usuários que já haviam se cadastrado em lista de bloqueio.

Ao analisar o caso, o desembargador Jarbas Gomes, relator, destacou que foram afrontadas determinações do CDC, bem como da lei 13.226/08 que trata sobre o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing. Ademais, para o magistrado a infração foi comprovada pelas reclamações dos consumidores lesados junto ao Procon, que antes da autuação checou a veracidade das informações prestadas.

“A Fundação não lastrou sua autuação apenas nas referidas reclamações, de vez que também se valeu da apuração em diversos sítios eletrônicos, o que permitiu confirmar que tais números estavam vinculados à prestação de serviços em favor da autora, destinado ao oferecimento de produtos financeiros, como cartões de crédito, abertura de conta corrente etc.”

A respeito do alegado excesso na aplicação da multa, Jarbas Gomes afirmou que foi considerada não apenas a gravidade da infração, como também o porte econômico instituição. Nesse sentido, o colegiado, por unanimidade, manteve sentença que negou o pedido de anulação da autuação e multou a instituição financeira em R$ 6.662.240.

Leia o acórdão

Informações: TJ/SP. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cliente da Claro que recebia mais de 20 ligações por dia será indenizado em R$ 40 mil

1/4/2019
Migalhas Quentes

Consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia sem falar com atendente

7/7/2014

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025