Migalhas Quentes

Plano de saúde cobrirá cirurgia de remoção de câncer por via robótica

Juíza do caso destacou que compete ao médico a escolha do melhor método de diagnóstico e tratamento.

3/2/2023

Em decisão liminar, a juíza de Direito Cíntia Daniela Bezerra de Albuquerque, da 17ª vara Cível de Recife/PE, determinou que plano de saúde custeie cirurgia de remoção do câncer via robótica, no hospital escolhido pelo paciente e com o médico escolhido pelo paciente.

O autor alegou que tem 38 anos e foi diagnosticado com lesão renal; é beneficiário do plano de assistência médica, estando adimplente com as mensalidades.

O médico do paciente, profissional conveniado, prescreveu os seguintes procedimentos cirúrgicos: nefrectomia parcial por videolaparoscopia e linfadenectomia retroperitonial por videolaparoscopia, todos por via robótica.

Afirmou, ainda, que a operadora apenas aprovou a realização de procedimento tradicional, sem o uso da via robótica, diferente da prescrita pelo médico-assistente, ignorando as peculiaridades do caso. Consta no laudo que essa tecnologia garante ao paciente uma melhor taxa de recuperação se comparado com outras técnicas/vias de acesso.

Plano de saúde deve cobrir cirurgia de remoção de câncer via robótica.(Imagem: Freepik)

Em análise preliminar do caso, a juiza pontuou que os tribunais vêm rechaçando as limitações impostas pelas operadoras de planos de saúde “quanto aos tratamentos, métodos e materiais indicados para a cura das doenças por ele cobertas, à consideração de que compete ao médico assistente, com exclusividade, a escolha do melhor método de diagnóstico, material e/ou tratamento para a manutenção da saúde do paciente, máxime quando este é o objetivo final do contrato celebrado, sendo a cláusula limitadora considerada abusiva, por se traduzir em desvantagem exagerada para o consumidor.”

A juíza também destacou o que disposto na súmula 608 do STJ, segundo a qual aplica-se o CDC aos contratos de plano de saúde, e que pode o Judiciário adequar aos interesses das partes o contrato de prestação de serviço.

“Outrossim, materializa-se a avença em um contrato de adesão, cujas cláusulas foram aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente o seu conteúdo. Incumbe, assim, ao Poder Judiciário adequá-lo aos interesses das partes e à sua função social, ou, ainda, interpretá-lo favoravelmente, se dúbio, como prescreve o Código de Defesa do Consumidor, notadamente nos artigos 51 e 54, o que apenas reforça o princípio da legalidade e a garantia do ato jurídico perfeito, encartados no artigo 5º, incisos II e XXXVI, da Constituição Federal.”

Assim sendo, deferiu o pedido liminar e determinou que o plano autorize a cirurgia de remoção do câncer via robótica, com hospital e médico escolhidos pelo paciente, conforme solicitação médica, fornecendo todo o material necessário, no prazo máximo de cinco dias, sob pena de multa diária.

O escritório Tenorio da Silva Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Justiça manda plano cobrir cirurgia de câncer via robótica

29/12/2022
Migalhas Quentes

Justiça manda Unimed cobrir procedimentos cirúrgicos via robótica

12/12/2022
Migalhas Quentes

Convênio deverá custear tratamento fora da rede a criança autista

10/12/2022

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024