Migalhas Quentes

Podcast do Mandaliti aborda a economia através da análise de dados

Sob a mediação de Camilla Duchatsch, os advogados Marina Cury (gerente jurídica da área trabalhista) e Fernando Durão (diretor jurídico), representantes de jurimetria do Mandaliti, esclarecem o que é jurimetria e como aplicá-la na prática jurídica.

13/7/2023

A união entre advocacia e tecnologia é uma tendência que veio para ficar, principalmente através do uso de ferramentas que facilitem a rotina jurídica, permitindo que os advogados tenham mais tempo para desenvolver suas habilidades e estratégias. Mas como essas ferramentas funcionam na prática? Este é o tema do 5° episódio do MCast, o podcast do Mandaliti, trazendo reflexões sobre a jurimetria, e sua utilização estratégica na gestão de processos.

Advogados do Mandaliti falam sobre jurimetria em novo episódio do podcast MCast.(Imagem: Freepik)

Neste episódio do MCast, participam os advogados Marina Cury (gerente jurídica da área trabalhista) e Fernando Durão (diretor jurídico), representantes de jurimetria do Mandaliti, para esclarecer o que é jurimetria, e como aplicá-la na prática jurídica. Sob a mediação de Camilla Duchatsch, a conversa aborda temas como a possibilidade de predição de tendências em decisões do Poder Judiciário através da jurimetria, a influência da ferramenta na gestão estratégica do contencioso de massa, principais desafios da jurimetria na advocacia, detalhes de como funciona a jurimetria na prática, dentre outros.

A jurimetria trabalha dentro de um padrão pré-estabelecido, e traz a tendência de julgamento e decisões por pedido, por comarca, por juiz, por estado. Hoje em dia, muitas empresas têm um passivo legal que ofende o resultado e pesa muito no EBITDA do negócio. Com a utilização da jurimetria, por meio da análise de dados, é possível identificar as causas-raiz dos principais custos, e agir preventivamente para minimizá-los”, comenta Fernando Durão. Além disso, “a jurimetria recorrente consegue detectar mudanças no padrão da tendência dos magistrados, o que dá uma margem mais segura para o advogado", explica Marina Cury.

Para atingir os resultados esperados de ferramentas tecnológicas que apoiam a rotina jurídica, os convidados evidenciam a relevância dos operadores do Direito, e ainda a multidisciplinaridade envolvida na jurimetria: “mesmo com as tecnologias utilizadas na jurimetria, o papel do advogado sempre será importante, porque é necessário que ele ensine, treine o robô para entender comportamentos jurídicos. O especialista em tecnologia não vai conseguir treinar esse robô”, finaliza Cury.

Acesse o episódio completo no Spotify, com mais detalhes sobre a utilização da jurimetria na prática, ou através do site do Mandaliti.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025