Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Mulheres no Controle"

A concretização desta obra conjunta é um tributo do Conselho Nacional de Controle Interno a todas as mulheres que militam para o desenvolvimento da atividade de controle interno no Brasil.

24/7/2023

Na obra "Mulheres no Controle" (Fórum - 304p.), coordenada por Leonardo de Araújo Ferraz, Débora Pinto Severino, Edmar Moreira Camata e Marcela Oliveira Thomé, sob a perspectiva das mulheres que assinam os capítulos, são apresentados ao leitor conteúdos que simbolizam toda a evolução, relevância, abrangência e diversidade que a temática controle interno vem adquirindo, ao longo do tempo, nos domínios público e privado.

(Imagem: Arte Migalhas)

A iniciativa, ao confirmar a vocação e o compromisso do Conaci com pautas que busquem mitigar a desigualdade histórico-estrutural de gênero, apresenta aos leitores um conjunto de artigos que representam um recorte específico com foco no protagonismo feminino.

São apresentados ao leitor conteúdos que simbolizam toda a evolução, relevância, abrangência e diversidade que a temática controle interno vem adquirindo, ao longo do tempo, nos domínios público e privado, tais como: a melhoria da gestão – dos grandes aos pequenos municípios –, o fortalecimento das instituições democráticas e do controle social, o aperfeiçoamento da transparência, o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e combate à corrupção e o fomento de discursos sobre a dignidade por meio do incremento de agendas inclusivas, da pluralidade e igualdade, com destaque para diagnósticos e iniciativas que incentivem cada vez mais a participação feminina no macrossistema de controle interno, em especial nas posições de comando e liderança.

Sobre os coordenadores:

Leonardo de Araújo Ferraz é doutor e mestre em Direito Público pela PUC Minas, com pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Controlador-geral do município de Belo Horizonte, MG. Presidente da Comissão Científica do Conaci. Presidente do Conaci, gestão 2019-2021.

Débora Pinto Severino é secretária-executiva do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Contadora (Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas) e auditora interna de carreira da CGE-MG (Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais). Pós-graduada em "Prevenção e Repressão à Corrupção" (Estácio de Sá/Complexo de Ensino Renato Saraiva – CERS).

Edmar Moreira Camata é mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidad de Salamanca, Espanha. É 2º Vice-Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e Secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo.

Marcela Oliveira Thomé é advogada, MBA em Governança, Riscos e Compliance, com Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção na Administração Pública.

----------

Ganhadora:

__________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025