Migalhas Quentes

Cias aéreas foram processadas mais de 24 mil vezes em RO e cortam voos

Levantamento do TJ/RO aponta que ações por cancelamento e atraso de voos são as mais comuns.

26/7/2023

Nesta semana, as empresas Azul e Gol anunciaram redução dos voos para Rondônia. O motivo seria a grande quantidade de processos contra as companhias aéreas no Estado.

Levantamento do TJ/RO aponta que, entre janeiro de 2022 e junho de 2023, cerca de 9% dos voos operados nesse período foram judicializados. Segundo o estudo, as companhias Azul, Gol e Latam tiveram mais de 24 mil processos, sem contar os casos que ainda estão em tramitação e sem julgamento.

(Imagem: Arte Migalhas)

No caso da Azul, que possuía mais voos para o Estado e, consequentemente, o maior número de processos, os cancelamentos e atrasos de voos foram os principais objetos das ações, seguidos de dano moral, dano material e direito de imagem.

Além dessas, ações por abatimento proporcional de preço, transporte aéreo, extravio de bagagem, práticas abusivas e análise de crédito também foram assuntos dos processos.

(Imagem: Arte Migalhas)

Em nota enviada ao Migalhas, o TJ/RO informou que não tem qualquer responsabilidade pelo alto índice de demandas judiciais ajuizadas contra a empresa aérea Azul.

Disse que, conforme o levantamento realizado, o grande volume de demandas ajuizadas contra a empresa diz respeito ao cancelamento e atraso de voos, o que é de responsabilidade da própria companhia, por sua forma de atuação e de suas escolhas empresariais.

"Os dados levantados foram entregues à empresa aérea em reunião realizada com sua assessoria jurídica no mês passado. A Justiça de Rondônia reafirma seu compromisso com o cidadão de oferecer efetivo acesso à Justiça àqueles que tenham seus direitos violados."

Confira a íntegra do levantamento.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Azul é condenada por extraviar bagagem com 28 canetas de insulina

20/5/2023
Migalhas Quentes

Gol indenizará passageiro por voo remarcado sem aviso prévio

6/4/2023
Migalhas de Peso

Seguro carta azul é obrigatório para transportes terrestres para trechos da América Latina

22/3/2023

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025