Migalhas Quentes

Reforma do Código Civil: 1ª audiência pública será na segunda-feira

O evento será no auditório principal da OAB/SP, na rua Maria Paula, 35, na Bela Vista.

20/10/2023

Na próxima segunda-feira, 23, a partir das 10h30, acontece a primeira audiência pública sobre a reforma do Código Civil, na sede da OAB/SP.

O evento será no auditório principal da sede da entidade na capital paulista, na rua Maria Paula, 35, na Bela Vista. A reunião será transmitida ao vivo no canal da TV Senado no YouTube e no Canal Web TV OAB SP.

O grupo é presidido pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, e tem como vice Marco Aurélio Bellizze, também ministro do STJ. Foram designados dois relatores-gerais: os professores de Direito Flávio Tartuce e Rosa Maria de Andrade Nery

A comissão irá elaborar e entregar à presidência do Senado um anteprojeto de lei com as atualizações propostas para o Código Civil. Depois disso, a própria presidência encaminhará o texto, na forma de projeto de lei, para análise dos senadores, passando pelas comissões e pelo plenário.

Comissão de juristas responsável por apresentar o anteprojeto de atualização do Código Civil.(Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A audiência pública será dividida em três partes.

Na primeira delas, serão ouvidos os relatores das oito comissões temáticas formadas na comissão: Parte Geral, Direito das Obrigações e Responsabilidade Civil, Contratos, Direito das Coisas, Direito de Família, Direito das Sucessões, Direito Digital e Direito de Empresa.

Na segunda parte serão ouvidos dez especialistas convidados, entre eles o presidente da Comissão de Direito Civil da OAB/SP, professor Nestor Duarte, e os conselheiros seccionais, professores Maurício Bunazar, Juliana Abrusio e Ana Cláudia Scalquette.

Na terceira parte, terão debates e a palavra aberta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Comissão do Senado que atualiza Código Civil abre canal para sugestões

21/9/2023
Migalhas Quentes

Senado cria comissão de juristas para atualizar o Código Civil

24/8/2023
Migalhas Quentes

Salomão presidirá comissão no Senado para atualizar Código Civil

4/7/2023

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025