Migalhas Quentes

Barroso pede linguagem simples no Judiciário: “parece posição do Kama Sutra”

Em tom descontraído, durante uma palestra na PUC-SP, o ministro disse que é preciso "parar com esse negócio de achar que quem fala complicado é inteligente".

5/3/2024

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, mais uma vez voltou a defender o uso da linguagem simples e acessível no Judiciário. Em tom descontraído, durante uma palestra na PUC-SP, o ministro disse que é preciso "parar com esse negócio de achar que quem fala complicado é inteligente" e citou algumas expressões do Direito.

“Nós já temos problemas graves no Direito, que é por vezes uma terminologia muito esquisita. Nós somos capazes de dizer coisas do tipo: no aforamento, havendo pluralidade de enfiteutas elege-se um cabecel. É feio demais. Já temos embargos infringentes. Tem mútuo feneratício. Me perdoem, mas parece uma posição do Kama Sutra.”

Assista:

Recentemente, durante sessão do STF, os ministros mencionaram, em tom descontraído, o "léxico proibido" do presidente Barroso.

Relembre:

Em seguida, Migalhas se uniu ao ministro nessa hercúlea missão de catalogar termos, criando um "Dicionário de Péssimas Expressões". Diariamente, este rotativo vem trazendo, no informativo, expressões para integrar esse famigerado léxico e presenteando leitores. Fique de olho!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cediça sabença: Ministros brincam com "glossário proibido" de Barroso

22/2/2024
Migalhas Quentes

Ministro Schietti adotará linguagem simples em votos e decisões

8/2/2024
Migalhas Quentes

Sem data venia: Judiciário lança iniciativa para facilitar linguagem

12/1/2024
Migalhas Quentes

Juridiquês: Veja as expressões que ninguém aguenta mais

9/7/2021

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025