Migalhas Quentes

STF: Ministro Fux questiona admissão de amicus curiae sem sede no Brasil

Ministro argumentou que intervenção de entidade internacional poderia não ser apropriada em discussões de valores constitucionais brasileiros.

8/8/2024

Em sessão plenária do STF nesta quinta-feira, 8, ministro Luiz Fux questionou a admissão de amicus curiae sem sede no Brasil para manifestação na Corte. O questionamento ocorreu durante julgamento que analisa a possibilidade de testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS.

412941

Ministro Edson Fachin, substituindo o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que se ausentou devido a compromissos, convocou para sustentação oral o advogado Mathews Araújo de Oliveira Pereira, representante da instituição Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania.

Nesse momento, ministro Luiz Fux pediu a palavra para questionar se a instituição teria sede no Brasil.

O advogado confirmou que a instituição não possui sede no Brasil, mas ressaltou que representa as testemunhas de Jeová mundialmente e pretendia trazer uma visão internacional da situação.

Fux então questionou se, por se tratar de uma discussão sobre valores constitucionais brasileiros, seria apropriada a intervenção de uma entidade privada internacional que preconiza valores praticados no exterior.

Ministro Fachin, considerando que o amicus curiae já havia sido admitido e reconhecendo a relevância de sua contribuição, além do fato de que poderia até mesmo ser ouvido em audiência pública, permitiu a sustentação. Ademais, salientou que a decisão não estabeleceria um precedente na Corte.

Veja o momento:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF analisa se testemunhas de Jeová podem recusar transfusão no SUS

8/8/2024
Migalhas Quentes

STF: Amici curiae não podem opor embargos em repercussão geral

4/4/2024
Migalhas Quentes

Facebook é admitido como amicus curiae em ação sobre obtenção de dados de internet no exterior

5/2/2018

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025