Migalhas Quentes

Para juiz, vítima de “pirâmide” agiu com dolo ao buscar dinheiro fácil

Magistrado também afirmou que, se trabalho não fosse a única fonte legítima de renda, mendigos estariam ricos.

3/10/2024

Vítima de pirâmide financeira tem pedido de indenização negado por magistrado que apontou dolo na conduta da própria vítima, motivada pela busca por ganhos fáceis. Sentença é do juiz de Direito Jean Everton da Costa, da 1ª vara Cível de Rio do Sul/SC, segundo o qual apenas pelo trabalho é possível obter renda, caso contrário, pedintes estariam ricos.

390267

O autor da ação solicitava a restituição de R$ 126.300,00 investidos em plataformas controladas por empresa de investimentos, alegando que houve a promessa de rendimentos acima da média de mercado e que o capital aplicado não foi devolvido.

Ele também afirmou que a empresa foi alvo de investigação pela Polícia Federal, o que resultou na prisão de alguns envolvidos, suspeitos de operar esquema de pirâmide financeira.

No entanto, o juiz negou o pedido de indenização por danos materiais, ressaltando que o autor, ao buscar rendimentos extraordinários, agiu com dolo ao aderir à proposta de "dinheiro fácil".

Para juiz, vítima de pirâmide financeira agiu com dolo ao esperar dinheiro fácil.(Imagem: Freepik)

Segundo a sentença, não seria possível ao autor, atraído por promessas desproporcionais de lucro, imputar dolo exclusivamente à empresa para justificar o ressarcimento.

O magistrado, citando o art. 150 do CC, afirmou que quando as duas partes agem com dolo, nenhuma pode utilizá-lo como fundamento para anular o negócio ou pleitear indenização.

"Não se está afirmando que a ré agiu com dolo, apenas esclarecendo que o autor, claramente, buscava ganhos fáceis, agindo de forma dolosa ao esperar que seu dinheiro trabalhasse por ele", pontuou o juiz.

Assim, negou o pedido de indenização, reiterando que "somente do efetivo trabalho é que se pode extrair a renda pretendida. Caso contrário, os pedintes que não trabalham estariam ricos".

Veja a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Empresário ou criminoso: O dolo no crime de pirâmide financeira

4/9/2023
Migalhas Quentes

Sócios da 123 Milhas terão de depor na CPI das Pirâmides Financeiras

29/8/2023
Migalhas Quentes

STF libera Tatá Werneck e Cauã Reymond de depor na CPI das Pirâmides

15/8/2023
Migalhas Quentes

TJ/RJ afasta responsabilidade de banco em pirâmide financeira

19/7/2023

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025