Migalhas Quentes

PL na Câmara restringe horários para envio de intimação eletrônica

Projeto visa estabelecer regras mais humanizadas no envio de notificações.

30/3/2025

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 4.603/24, que propõe limitar o horário para envio de intimações por meios eletrônicos, como e-mail, WhatsApp e Telegram. A medida visa alterar o CPC, que já prevê o uso de meios eletrônicos para essas comunicações, mas não estabelece horário específico para o envio.

Pela proposta, as notificações só poderão ser enviadas em dias úteis, entre 8h e 17h, com exceção dos casos urgentes ou provenientes de plantões judiciais.

Projeto restringe horários para envio de notificações eletrônicas.(Imagem: Freepik)

Regras mais claras e humanizadas

De autoria da deputada Renilce Nicodemos, o projeto busca estabelecer regras mais claras e humanizadas para o envio de intimações e notificações.

Atualmente, não há limitação legal de horário para o envio das intimações eletrônicas. Isso significa que advogados e partes podem receber notificações a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive aos finais de semana e feriados.

Profissionais da advocacia todos os dias recebem notificações de intimações em horários inadequados, como à noite, durante madrugadas, finais de semana e feriados”, afirmou Renilce.

Segundo a deputada,  o envio de notificações e intimações em horários inadequados afeta diretamente a saúde dos profissionais do Direito, contribuindo para o surgimento de doenças ocupacionais como estresse crônico e síndrome de burnout.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pela CCJC - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Projeto proíbe nomear a cargo público condenado por violar protetivas

25/3/2025
Migalhas Quentes

CNJ suspende mudança no sistema de intimações processuais

16/3/2025
Migalhas Quentes

CNJ altera regras do Domicílio Judicial Eletrônico e exclui intimação de advogado

6/9/2024

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025