O Mattos Filho assessorou a GIP - Global Infrastructure Partners na aquisição de 70% da participação econômica detida pela Vale na Aliança Geração de Energia S.A.
A Vale manterá uma participação econômica de 30%.
O fechamento da transação está sujeita à aprovação do CADE e da ANEEL e de reorganização societária contemplando a participação da Vale na UHE Candonga e no Complexo Solar Sol do Cerrado, consolidando-se uma plataforma de energia renovável com 2.189 MW em capacidade instalada formada pelo referido complexo solar, 3 complexos eólicos e 7 hidrelétricas (3 das quais detidas por meio de consórcios).
Ainda, no âmbito da transação, a GIP foi assessorado na renegociação dos contratos de compra e venda de energia entre Aliança e Vale; e, juntamente com o Latham & Watkins, na negociação da estrutura de financiamento da transação.
A operação de M&A foi liderada pela sócia Sabrina Naritomi, que trabalhou ao lado do sócio do setor de energia, Fabiano Brito, e da sócia do setor de M&A, Joana Gomes. O financiamento da aquisição foi gerenciado pelo Latham e pelo Mattos Filho, liderado pelo sócio Pablo Sorj.