Migalhas Quentes

Empresas lançam nova edição do curso de IA com formação online e certificado

A OAB/SP é uma das realizadoras da iniciativa.

6/5/2025

A edição 2025 do "Curso Introdutório de IA aplicada ao Direito" está com 60 mil vagas abertas e apresenta os avanços mais recentes da IA generativa no setor jurídico. A formação é online, gratuita e começa no dia 8/5. Com carga horária de 4 horas e certificado de conclusão, o curso pode ser realizado no ritmo de cada participante. Realizada pela OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Trybe, Jusbrasil e ITS Rio, a iniciativa é voltada a profissionais do Direito que desejam aprender a usar a inteligência artificial generativa na prática jurídica.

A primeira edição reuniu mais de 40 mil participantes em 2024. Com conteúdo atualizado, incluindo novos exemplos, simulações e dados sobre o uso da IA no setor, as inscrições para a edição 2025 estão disponíveis aqui!

O que você aprende no curso?

O curso ensina como utilizar a inteligência artificial de forma prática e segura no dia a dia jurídico. Ao final da formação, o participante será capaz de:

IA jurídica(Imagem: Freepik)

Entre os destaques está a aula com dados do primeiro "Relatório sobre o Impacto da IA Generativa no Direito – Panorama sobre Adoção e Percepções", pesquisa nacional realizada pelas quatro instituições. O estudo revelou que 71% dos profissionais que já usam IA buscaram capacitação específica, enquanto 79% dos que não utilizam nunca fizeram cursos sobre o tema.

O curso também inclui novas simulações com exemplos reais, conteúdo sobre regulação e atividades interativas que reforçam a aplicação prática da IA no setor jurídico.

Quando começa?

O curso será lançado no dia 8/5, às 17h30, com uma aula inaugural que poderá ser presencial ou assistida por transmissão online, direto da sede da OAB/SP. O tema será: Panorama da Inteligência Artificial no Direito: Novos desafios e oportunidades. Participam da aula:

Dr. Leonardo Sica, presidente da OAB SP

Matheus Ganem, diretor executivo da escola de tecnologia e IA Trybe

Marina Marinho, Legal Expert Manager no Jusbrasil

Celina Bottino, diretora do ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade

O conteúdo completo das aulas estará disponível gratuitamente até 31/8/25. Quem concluir todas as atividades terá direito a um certificado reconhecido pelas quatro instituições.

Serviço:

Curso introdutório de IA aplicada ao Direito, edição 2025

Formato: 100% online, gratuito e com certificado de conclusão

Carga horária: 4 horas

Disponibilidade: Conteúdo liberado até 31/8 para conclusão no próprio ritmo

Quem pode participar: Profissionais e estudantes da área do Direito; tanto quem participou da edição anterior quanto novos alunos

Inscrições: Clique aqui

Aula Inaugural

Dia: 8/5, quinta-feira

Horário: 17h30

Local: Sede da OAB SP — Rua Maria Paula, nº 35 — São Paulo/SP, presencial ou com transmissão online

Clique aqui para confirmação presencial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025