Migalhas Quentes

Podcast do Di Blasi, Parente discute potencial de negócios com a China

Episódio traz entrevista com Dylan Shen, head do Electrical Group de Patentes do Kangxin Partners, P.C.

2/7/2025

Em um novo episódio, o Di Blasi, Parente & Associados traz em seu podcast interessante bate-papo entre o advogado Paulo Armando e Dylan Shen, head do Grupo do Electrical Group de Patentes do Kangxin Partners, P.C., sobre o posicionamento estratégico da China no cenário das SEPs - Patentes Essenciais.

O episódio é em inglês, mas em resumo, trata da estrutura legal às implicações globais. Essa conversa introdutória lança luz sobre um dos principais atores no ecossistema em constante evolução das SEPs.

O head do Grupo Electrical explica que a China está adotando uma estratégia abrangente com relação às SEPs - Standard Essential Patents, que vão além de proteger patentes, envolvendo políticas, práticas comerciais e influência global. Destaca como o governo chinês incorpora ativamente SEPs em sua agenda de industrialização, conectando pesquisa e desenvolvimento a programas nacionais, como "Made in China 2025", para garantir liderança em setores baseados em padrões técnicos, com ênfase em tecnologias-chave como 5G, IoT e inteligência artificial, áreas onde SEPs desempenham papel central e são fundamentais para a competitividade tecnológica da China.

Destaca como o governo chinês integra as SEPs à agenda industrial, unindo pesquisa, desenvolvimento e programas nacionais.(Imagem: Divulgação )

Interessante saber que a China está criando mecanismos próprios – tribunais especializados, políticas regulatórias e acordos de licenciamento centralizados - para negociar SEPs de forma mais estratégica, buscando termos mais vantajosos para as empresas chinesas.

O DBPACast demonstra que a estratégia chinesa em relação aos SEPs é profunda, intencional e multifacetada - vai além da simples proteção de patentes, alcançando arenas industriais, governamentais e geopolíticas para fortalecer sua posição global. Essa abordagem exige atenção e adaptação tanto de empresas quanto de reguladores ocidentais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025