Migalhas Quentes

Assembléia Constituinte da Bolívia aprova 409 dos 411 artigos da nova Constituição do país

10/12/2007


Bolívia

Assembléia Constituinte aprova 409 dos 411 artigos da nova Constituição do país

A Assembléia Constituinte da Bolívia aprovou, neste domingo, 409 dos 411 artigos da nova Constituição do país, incluindo o artigo que permite a reeleição do presidente por um mandato mais de cinco anos.

Também foi aprovado o artigo que prevê a realização de um referendo para que os bolivianos decidam se querem ou não a continuidade de Evo Morales no cargo.

Os constituintes aprovaram ainda o artigo que determina que os hidrocarbonetos são "propriedade" dos bolivianos e que as empresas petroleiras são "prestadoras de serviço" da estatal do país, a YPFB.

Na prática, essa medida já vinha sendo adotada desde que Morales decretou a nacionalização do setor de petróleo e gás no país, em maio do ano passado, e ratificou a medida este ano.

Polêmicas

A aprovação da Constituição foi realizada "a toque de caixa", como advertiu a imprensa boliviana, durante sessão que durou toda a madrugada e entrou pela manhã de domingo em Oruro, terra natal de Morales.

O regulamento prevê ainda que serão necessários 170 dos 255 votos dos constituintes para a aprovação do texto final. Com a presença de 164 constituintes, faltariam seis para este quórum exigido. Mas representantes do MAS (Movimento ao Socialismo), base política do governo, afirmaram à Red Erbol, de <_st13a_personname w:st="on" productid="La Paz">La Paz, que só deixariam o local após a conclusão desta aprovação da nova carta magna.

Neste domingo, a nova Constituição já gerava pelo menos três polêmicas. A primeira delas sobre as discussões, que não tinham sido concluídas, sobre o artigo que define a capital constitucional do país.

Constituintes do Estado de Chuquisaca deixaram a sala de votação porque a cidade de Sucre não aparecia na carta como a capital constitucional da Bolívia.

A disputa pela capital – entre Sucre e <_st13a_personname w:st="on" productid="La Paz">La Paz – provocou vários confrontos este ano e a suspensão dos trabalhos da assembléia. Atualmente, <_st13a_personname w:st="on" productid="La Paz">La Paz é a sede da Presidência da República e do Congresso Nacional. E Sucre é a capital histórica onde está a Suprema Corte de Justiça.

Por falta de consenso, ficou definido que o artigo que interpreta a propriedade de terra e latifúndio será votado num referendo popular.

Ficou definido ainda o "respeito à propriedade privada", mas desde que ela cumpra "função social".

Rejeição

O jornal <_st13a_personname w:st="on" productid="La Razón">La Razón, de <_st13a_personname w:st="on" productid="La Paz">La Paz, informou que líderes políticos de cinco dos nove Estados da Bolívia "rejeitam" a nova carta magna boliviana. Eles são os líderes dos chamados "Comitês Cívicos", que reúnem diferentes setores opositores ao governo Morales, nos estados de Santa Cruz de <_st13a_personname w:st="on" productid="la Sierra">la Sierra, Tarija, Chuquisaca, Beni e Pando.

A nova Constituição Política do Estado foi lançada pelo presidente boliviano há cerca de 14 meses, foi suspensa mais de uma vez, e é uma das principais bandeiras do governo Morales, por ampliar os direitos dos indígenas, como defenderam constituintes do MAS.

Neste domingo, o local da votação, a Universidade Técnica de Oruro, continua cercado por seguidores do presidente Morales, entre eles, indígenas, mineiros e estudantes. As votações não contaram com a presença do principal partido da oposição, Podemos.

_______
_________

Fonte: BBC Brasil
__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024