Migalhas Quentes

Desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participa da última sessão plenária no TRF da 5ª região

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

16/10/2008


Despedida

Tribunal se despede de Ubaldo Cavalcante

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

Natural de Correntina/BA, Ubaldo Cavalcante tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB e exerceu diversas funções no serviço público, onde atuou como agente fiscal de Tributos da Secretaria de Finanças do Distrito Federal, procurador da República do Ministério Público Federal, juiz federal e desembargador do TRF da 5ª região.

O magistrado ingressou na Justiça Federal em 1984 e, em novembro de 1997, foi promovido ao TRF da 5ª região, sediado no Recife. Ao longo dessa trajetória, recebeu inúmeras homenagens, a exemplo da Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), Ordem do Mérito Aeronáutico, Troféu Dom Quixote (Revista Justiça e Cidadania) e o Título de Cidadão Pernambucano.

Ordem do Mérito

A mais alta condecoração concedida pelo TRF da 5ª região, a Ordem do Mérito Pontes de Miranda, foi entregue ontem ao desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante, em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores, autoridades civis e militares da Região, além do vice-presidente do TRF da 1ª região, desembargador federal Antônio Ezequiel Silva. O desembargador federal José Baptista de Almeida Filho comandou a solenidade, marcada pela homenagem ao magistrado que se despede desta Corte por ocasião da aposentadoria, a ser iniciada na próxima semana.

Em nome do Tribunal, o desembargador federal José Maria Lucena fez a saudação ao homenageado, destacando a sua "pernambucanidade", virtudes espirituais e a preocupação com a população menos favorecida. O procurador-chefe Luciano Mariz Maia (Procuradoria Regional da República da 5ª região) agradeceu as inúmeras lições de vida deixadas pelo desembargador, enalteceu o caráter humanitário e o amor pela Justiça, característicos desses 47 anos de vida pública.

Num discurso de agradecimento emocionado, Ubaldo Cavalcante fez um retrospecto de sua vida, desde a terra natal (Correntina/BA) até Recife/PE. Falou do Distrito Federal, onde tornou-se bacharel em Direito pela UnB, do Paraná, da Paraíba e de Pernambuco, onde chegou a ser diretor do Foro da Seção Judiciária. Lembrou de prêmios e homenagens ao longo da história, porém citou aquele que considerava mais significativo, o telegrama de um jurisdicionado que disse : "Dr. Ubaldo, ainda bem que existem juízes como o senhor".

Por fim, recebeu placas de homenagens das Seções Judiciárias de Pernambuco e da Paraíba, entregues respectivamente pelos diretores de Foro, juízes federais Frederico Azevedo e Cristina Garcez. Em seguida, no hall de entrada do edifício-sede do TRF, lançou o livro de poemas "Um Canto para Beatriz". O magistrado agradeceu a todos que lá trabalham e foi saudado com um bolo de despedida.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024