domingo, 15 de dezembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Karyna Saraiva Leão Gaya
result.title

Karyna Saraiva Leão Gaya

Migalheira desde março/2008.

Advogada especialista em Direito Processual Civil e Direito Empresarial, com MBA em Governança Corporativa e Avaliação de Empresas.

Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A MP da liberdade econômica e as principais alterações na legislação civil

Que venham as alterações e, com elas, razoável melhora no ambiente de negócios no Brasil, com aumento de competitividade e lucratividade das empresas, gerando emprego e renda.
Migalhas de Peso
terça-feira, 3 de novembro de 2009

Planejamento sucessório: uma saudável preocupação com o futuro

O sistema atual de sucessões, previsto em nossa legislação civil, por muitas vezes não atende aos anseios finais dos indivíduos, detenham eles vasto patrimônio ou não. Assim, o planejamento sucessório, apesar de ser uma ferramenta ainda pouco utilizada, pode assegurar uma partilha de bens que melhor reflita a vontade final do interessado.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Meta 2 do CNJ: em busca da efetiva prestação jurisidicional

Karyna Saraiva Leão Gaya e Fernanda Cabral de A. Gonçalves
Por ocasião do 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro de 2009, em Belo Horizonte, o CNJ lançou 10 metas para melhoria do Poder Judiciário, visando a uma maior agilidade na prestação jurisdicional e a melhoria do acesso da população à Justiça.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 13 de maio de 2009

O II Pacto Republicano de Estado e a efetividade da prestação jurisdicional

Em 13 de abril de 2009, os Presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do STF firmaram o II Pacto Republicano de Estado, por um Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 14 de março de 2008

Ceará, terra da luz

Não só por sua beleza natural é que o Estado do Ceará é conhecido por “terra da luz”. A braveza e o coração aberto de seu povo são conhecidos mundo afora desde os idos do Império, quando um jangadeiro conhecido por “Dragão do Mar” se recusou a transportar para os navios negreiros, fundeados no Porto de Fortaleza, os escravos que seriam vendidos para o Sul do País. O gesto contribuiu para que o Ceará se tornasse a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 1884. Por causa disso, o Estado recebeu o nome de “Terra da Luz”.