COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 19.11.18

Cenário - 19.11.18

FSB Inteligência

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Atualizado às 09:43

Bolsonaro anuncia mais nomes

A confirmação da indicação do economista Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras abre outra semana importante de nomeações.

Depois de fechar os dois primeiros ciclos de anúncios, o presidente eleito Jair Bolsonaro seguirá dando fluxo ao cronograma de montagem do futuro governo.

À espera de titulares estão, entre outros, os ministérios da Educação, Saúde e Meio Ambiente. A expectativa também recai sobre a composição das cúpulas dos bancos públicos.

A previsão é que Bolsonaro chegue a Brasília amanhã. Encontros com aliados, reuniões com a equipe de transição e agendas políticas estão no programa oficial - serão três dias na cidade.

Transição

Cruzando planilhas e dados

Os próximos dias serão de reuniões longas e bastante técnicas para os times envolvidos na transição de governo.

Coordenados pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, os encontros no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vão ajustar a massa de informações levantadas até agora e enquadrá-las em novíssimas planilhas.

G20

Expectativa na Argentina

A diplomacia argentina aguarda com ansiedade Jair Bolsonaro na reunião do G20, dia 30 deste mês, em Buenos Aires.

O país vizinho está preocupado com os acenos do presidente eleito ao Chile e teme perder protagonismo na interlocução com o Brasil.

O presidente Michel Temer convidou Bolsonaro para acompanhá-lo em viagens internacionais. A reunião de cúpula do G20 é uma delas.

Pós-eleições

Prioridade

As prestações de contas devem monopolizar boa parte das atenções do TSE neste fim de ano. E as sessões em plenário não vão se limitar apenas às campanhas presidenciais.

2020

De olho nas cidades

Grandes partidos reavaliam as estruturas de seus diretórios nos estados já pensando nas eleições municipais de 2020.

Senado

Prestação de contas

A secretaria-geral da Mesa publicou no site do Senado o Relatório Mensal da Atividade Legislativa referente a outubro.

O documento sintetiza os principais números do mês e faz um didático balanço.

AGENDA

Temer

Michel Temer participa do evento "Encontro dos Municípios com o Presidente"

Acervo

A Câmara promove, a partir de hoje, o seminário "Preservação da Memória Institucional", que debate a conservação do acervo de obras e documentos do legislativo brasileiro

________________________________________

SABER

Livros| Jorge Maranhão lança no próximo dia 29, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (RJ), o livro 'Destorcer o Brasil: De Sua Cultura de Torções, Contorções e Distorções Barroquistas'. A obra trata da influência do barroquismo no Brasil. Acesse

________________________________________

SUSTENTÁVEL

Natureza| Geógrafos descobrem que a vegetação costeira pode ser o habitat mais eficaz para mitigar as emissões de carbono (em inglês)

________________________________________

TECH

Redes sociais| Análise do Twitter americano mostra que o uso de mídias sociais reflete amplamente os horários diários de trabalho e os calendários escolares (em inglês)

________________________________________

BEM-ESTAR

Saúde| Pesquisa apresentada no Encontro Científico Anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) sugere ligação entre a saliva dos pais na chupeta e uma menor resposta alérgica entre crianças pequenas (em inglês)

________________________________________

JORNAIS

Comunicação | Jair Bolsonaro estuda profissionalizar a comunicação de seu governo, mas enfrenta resistência dos filhos que atuam na política (Folha de S.Paulo)

Câmara | Dos 513 parlamentares eleitos, 161 estreiam na política e obtiveram 30% dos votos nominais. Por outro lado, iniciantes gastaram só 18% do total de recursos declarados (O Estado de S. Paulo)

Esplanada | A menos de 45 dias da posse, o presidente eleito não tem nem mil nomes para assumir os 11.550 cargos de direção e assessoramentos superiores (O Globo)

Mais médicos | Em resposta a críticas de prefeituras sobre a saída de médicos cubanos do programa, Bolsonaro reafirmou sua posição e disse que há cidades que demitiram médicos para contratar profissionais cubanos (todos os veículos)

Oposição | Em entrevista, Cid Gomes, eleito para o Senado pelo PDT, revela que articula a criação de um bloco de oposição "programática" ao governo Bolsonaro que, de início, teria 17 dos 81 senadores, mas poderá unir Rede, PSB, PPS, PHS e PRB (O Estado de S. Paulo)

Petrobras | O economista Roberto Castello Branco foi convidado para assumir o comando da Petrobras, segundo uma fonte graduada da equipe econômica do presidente eleito (manchete O Estado de S. Paulo)

Previdência | A indicação do presidente eleito de que negociará com o Congresso uma nova proposta de reforma da Previdência em 2019 fará com que o governo deixe de economizar R$ 22,8 bilhões por mais um ano (manchete O Globo)

Câmbio | A acentuada queda do dólar em relação ao real, observada nas últimas semanas, não sensibilizou as empresas a diminuir o grau de proteção contra a flutuação da moeda (manchete Valor Econômico)

Negócios | O lucro das companhias com ações negociadas na Bolsa cresceu pelo quinto trimestre seguido, confirmando a trajetória de recuperação da economia (O Estado de S. Paulo)

Ministérios | Bolsonaro saiu ontem em defesa da futura ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS). Reportagem da Folha de S.Paulo noticiou que, quando era secretária de Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso do Sul, ela teria assinado a concessão de benefícios fiscais à JBS (Folha de S.Paulo, O Globo e Valor Econômico)

Licenciamento | O processo de licenciamento ambiental de uma hidrelétrica no Brasil dura, em média, nove anos. Além da lentidão, as incertezas sobre exigências socioambientais elevam o custo do empreendimento e reduzem sua taxa de retorno (Valor Econômico)

Barragens | Ao menos 45 barragens do Brasil estão vulneráveis e podem apresentar risco de rompimento, segundo números da Agência Nacional de Águas, com dados de 2017. A maioria delas se localiza no Nordeste, em especial Bahia e Alagoas (manchete Folha de S.Paulo)