COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 30.11.18

Cenário - 30.11.18

FSB Inteligência

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atualizado às 10:06

A alta do PIB

O crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no 3º trimestre - informado hoje pelo IBGE - é um bom sinal.

O dado bate com as expectativas vazadas ao longo da semana e mostra que a economia reagiu ao impacto negativo da greve dos caminhoneiros, em maio.

Em relação ao 3º trimestre de 2017, o avanço foi de 1,3%, enquanto que no acumulado do ano, até o 3º trimestre de 2018, o PIB cresceu 1,1% frente a igual período de 2017.

A conjuntura mostra que variáveis importantes estão se ajustando.

Os números de consumo das famílias e investimentos, percebidos via Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), são estimulantes.

Apesar disso, o resultado do período revela também que a atividade ainda se recupera lentamente e que nem todas as expectativas otimistas produziram o efeito esperado.

O ritmo está desigual, assim como no trimestre anterior, quando o salto foi de 0,2%.

Veja aqui o detalhamento.

Ministério

Mais um nome

No Twitter, pela manhã, o presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou o almirante de esquadra Bento Costa Lima como novo ministro de Minas e Energia.

Frente

Articulação fora

De passagem por Nova York, Fernando Haddad (PT) segue sendo instado a integrar a Frente Progressista Internacional.

O lançamento oficial será amanhã, 1º.

Lula

Atos e protestos

A segunda turma do STF julgará na terça-feira, 4, pedido de habeas corpus em favor do ex-presidente Lula.

Grupos simpáticos ao ex-presidente e o PT planejam ocupar a Praça dos Três Poderes.

Congresso

Corrida dos gabinetes

A disputa pelos melhores gabinetes na Câmara dos Deputados já começou.

Com 47% de renovação, a Casa se organiza para distribuir os espaços entre os novatos (saiba mais).

Hoje, a administração realizará um teste do método de sorteio de gabinetes que será aplicado para a nova legislatura.

Leilão

Privatização liberada

A liminar que suspendia o leilão da companhia de energia elétrica de Alagoas foi revogada.

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, mudou o entendimento e deu aval ao prosseguimento da privatização da estatal.

AGENDA

G20 - A Cúpula do G20, em Buenos Aires, realiza hoje a primeira sessão plenária.

Bolsonaro - O presidente eleito Jair Bolsonaro participa da formatura de sargentos da Aeronáutica, em Guaratinguetá/SP e visita a emissora de TV Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP.

SABER

Cinema - O 7º Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem acontece de 13 a 16 de dezembro e convida o público a mergulhar no futuro aqui e agora, entre realidades e ficções.

SUSTENTÁVEL

Aquecimento - Novas pesquisas descobrem uma via desconhecida que transporta o calor do Oceano Pacífico para o Oceano Índico, e ainda mais para o Oceano Antártico, que circunda a Antártida (em inglês).

TECH

Investigação - Nove pessoas e duas empresas são acusadas de orquestrar a venda de segredo industrial do smartphone dobrável da Samsung (em inglês).

BEM-ESTAR

Saúde - A OMS aponta aumento nos casos de sarampo (em inglês). Diversos países experimentam surtos graves e prolongados da doença devido a lacunas na cobertura de vacinação.

JORNAIS

Pezão 1 - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso na manhã de ontem na operação Boca de Lobo, desdobramento da Lava Jato no Estado. (manchetes da Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo)

Pezão 2 - Pezão é suspeito de ter participado do esquema de corrupção de seu antecessor, Sérgio Cabral. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, Pezão "operou esquema de corrupção próprio, com seus próprios operadores financeiros". (todos os veículos)

Indulto - Ministros do STF esperam que o impasse em torno do indulto concedido por Michel Temer seja encerrado na próxima semana. Já há maioria contra a decisão de Luís Roberto Barroso, que barrou o decreto presidencial. (Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico)

Palocci - Antonio Palocci deixou a prisão em Curitiba ontem. O Tribunal Regional Federal da 4ª região autorizou que o ex-ministro cumpra pena em prisão domiciliar. (todos os veículos)

Economia - O futuro Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, será formado por seis secretarias especiais, que unificarão as atuais estruturas de Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior. (Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico)

Teto - Paulo Guedes estuda mecanismos de aperfeiçoamento na lei do teto do gasto público. A ideia é criar novas medidas de ajustes na despesa para serem acionadas em caso de risco ou de efetivo descumprimento do limite anual de despesas. (manchete do Valor Econômico)

Encontro - O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu em sua casa, no Rio, o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton. Depois de deixar o local, Bolton convidou Bolsonaro para um encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump. (todos os veículos)

CCR - Em acordo de leniência fechado com o Ministério Público de São Paulo, o Grupo CCR relata o repasse via caixa 2 de R$ 30 milhões para campanhas eleitorais de ex-governadores e deputados no Estado. (todos os veículos)

Concessões - Michel Temer anunciou os editais das últimas concessões de seu governo. Os leilões de 12 aeroportos, quatro terminais portuários e de um trecho da Ferrovia Norte-Sul estão previstos para o primeiro trimestre de 2019. (Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico)

Mercado - Após recuar nas duas sessões anteriores, o dólar fechou ontem em alta, a R$ 3,85. O índice Ibovespa avançou e renovou máxima histórica, aos 89.710 pontos. (Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico)

Trump - O presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou o encontro previsto com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20, em Buenos Aires. (Folha de S.Paulo, Valor Econômico)