COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.1.19

Cenário - 10.1.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:52

Preliminares da reforma

O Planalto parece ter aprendido com os erros do passado ao antecipar para determinadas plateias linhas gerais daquilo que pretende mudar na Previdência.

Dentro da estratégia de convencimento e de busca por apoio, tem surtido efeito empolgar audiências específicas na hora certa.

Muita coisa ainda precisar ser amadurecida. Sobretudo, porque detalhes importantes seguem guardados e só serão revelados na semana que vem.

O tema é tabu e a atual administração é recém-chegada à Esplanada.

Não faz muito tempo, essa combinação, por si só, já seria mais do que suficiente para inaugurar crises em série no governo e em sua órbita.

Apesar disso, o nível de ruído púbico é baixo.

Um terceiro item (nada desprezível!) é o fato de o Congresso estar em recesso - sem dúvida uma vantagem competitiva de peso neste momento.

Férias legislativas são quase um pré-requisito para negociações de bastidores bem-sucedidas: o poder destrutivo das críticas diminui e, com isso, o alcance dos fogos amigos e inimigos.

Militares

Conversa paralela

Assim como aconteceu quando Michel Temer reinaugurou a discussão sobre a reforma da Previdência, a questão militar está agora (e continuará!) sendo tratada em separado.

Congresso

Questão de prioridade

O mundo político segue, basicamente, concentrado em uma única coisa: a eleição para as presidências da Câmara e do Senado.

Governadores

Pacto de pé

Do lado dos Estados, a promessa dos governadores feita ao Planalto - de mobilizar as bancadas e dar impulso à reforma da Previdência em fevereiro - está mantida.

A disposição por negociar contrapartidas, também.

Oposições

À procura de um mote

As forças de oposição ainda não estão articuladas a ponto de fazer frente ao discurso pró-reforma.

O embate tende a se consolidar depois do Carnaval, que é quando os partidos saberão seus espaços no Congresso e, principalmente, como (e se!) poderão contar com os sindicatos e os movimentos sociais.

AGENDA

Venezuela - Nicolás Maduro assume hoje o segundo mandato como presidente. A previsão de permanência no cargo é até 2025.

Bolsonaro - Às 11h, no Planalto, o presidente da República se reúne com Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, e João Doria, governador de São Paulo.

Safra - O IBGE divulga hoje o terceiro prognóstico da safra.

SABER

Fotografia - As 100 melhores fotos de 2018 selecionadas pela National Geographic entre cerca de 2 milhões.

SUSTENTÁVEL

Vestuário - O conceito de roupas sustentáveis, seu mercado e as tendências de momento (saiba mais).

TECH

Internet das coisas - Alguns dos principais eventos sobre o assunto previstos para acontecer neste ano (em inglês).

BEm-ESTAR

Sarampo em NY - O pior surto de sarampo enfrentado por Nova York em décadas (em inglês).