COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 30.1.19

Cenário - 30.1.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Atualizado às 09:52

Visão de fora

Os primeiros resultados consolidados sobre o desempenho da economia brasileira em 2018 começam a aparecer.

Informações sobre emprego e inflação abriram a agenda. Recentemente, vieram detalhes da situação fiscal e, daqui a pouco, será a vez do PIB - o IBGE divulgará em março.

Esse conjunto de dados e o pós-Davos são o que, neste momento, ajudam a calibrar as percepções externas sobre 2019.

A comunidade internacional costuma observar a conjuntura brasileira com especial atenção, mas neste ano o olhar está mais apurado do que nunca.

O foco de curto prazo mira 1) os passos do Congresso renovado e 2) a capacidade de o novo governo superar os obstáculos e fazer valer sua proposta de reforma da Previdência.

A sensação que prevalece até agora entre os organismos multilaterais - FMI à frente - é de que o Brasil tem um razoável potencial de crescimento encomendado para este ano.

Pelas previsões, haverá alguma perda de fôlego da economia global e a América Latina poderá sofrer com a incerteza política em países importantes.

Apesar disso, a visão otimista de quem está de fora se mantém.

Bolsonaro

De volta

O presidente Jair Bolsonaro reassume hoje o cargo, mas na agenda não há compromissos oficiais.

No hospital, próximo ao quarto onde se recupera da cirurgia, Bolsonaro conta com uma estrutura para receber pessoas e despachar.

STF

O que virá

Uma estimativa divulgada pelo STF indica que há agendadas 44 sessões plenárias ao longo do primeiro semestre de 2019.

O calendário com as datas das respectivas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes está on-line.

Municípios

Vozes do Brasil

Entidades que integram o chamado movimento municipalista preparam um ato em Brasília com foco no novo governo e no novo Congresso.

A marcha está programada para ocorrer entre os dias 8 e 11 de abril.

O que se pretende é influenciar a pauta do Planalto e as prioridades da Câmara e do Senado em um mês considerado estratégico pelas cidades em termos de planejamento e metas de gestão para o ano.

Internacional

Atenção ao Fed

O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, divulgará hoje sua decisão sobre a taxa de juros - atualmente na faixa de 2,25% a 2,50%.

À tarde, pela internet, será possível acompanhar o detalhamento.


AGENDA

Campo - O IBGE divulga hoje o Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação de dezembro.

EDUCAÇÃO

Sala de aula - O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) acredita na inovação, no uso das tecnologias da informação e da comunicação e em processos de ensino e aprendizagem.

SABER

Quadrinhos - No dia 30 de janeiro de 1868, o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, 'As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte'. E, a partir de 1984, a data passou a celebrar o Dia do Quadrinho Nacional.

SUSTENTÁVEL

Hortas urbanas - ONG aproveita áreas e terrenos sem uso ou abandonados nas regiões periféricas de São Paulo para plantar.

TECH

Relógios do futuro - Um ranking dos melhores, mais bonitos e mais modernos modelos alimentados por energia solar.

BEM-ESTAR

Saúde e história - O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), unidade da Fiocruz que chega aos 100 anos e é destaque em pesquisa clínica, ensino e serviços.