COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 27.2.19

Cenário - 27.2.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:13

Horizontes do emprego

O comportamento do mercado de trabalho pós-recessão tem desafiado metodologias modernas de análise e colocado em xeque praticamente todas as teses formuladas até agora.

Hoje, o IBGE divulgará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal (Pnad) e vai fornecer bons insumos para quem gosta de observar a paisagem além das colinas.

A economia continua avançando em marcha lenta e dúvidas pairam em torno de como e quando a recuperação contagiará mais elos do PIB.

O dado oficial tende a contextualizar os primeiros passos dados em janeiro. E ainda que o mês não seja dos melhores na composição de massa crítica para projetar cenários é, sem dúvida, um ponto de referência considerável.

Vale lembrar que o Natal de 2018 surpreendeu. Muita gente que estava desocupada conseguiu se recolocar mesmo que na informalidade ou como trabalhador temporário.

O saldo do primeiro trimestre de 2019 levará isso em conta. E os números do mês passado podem reforçar a crença de que os próximos períodos serão melhores.

Previdência

Reforma como alavanca

O caldo político formado neste momento a favor da nova Previdência vem se apoiando em elementos que associam (cada vez mais!) as mudanças no sistema a um possível impulso na geração de empregos no país.

Um estudo da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia divulgado dias atrás é um exemplo.

O exercício projeta a situação econômica em 2023. Com a reforma, o país teria 8 milhões de empregos a mais.

Estados 1

Acerto de contas

Ações que questionam a legalidade de artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estão na pauta da sessão de hoje do STF.

Do ponto de vista dos governos estaduais que assumiram recentemente, trata-se do julgamento do ano.

Se o resultado apontar para aquilo que desejam os novos gestores, e o STF decidir por pacificar limites de gastos com o funcionalismo, o ganho de eficiência na gestão fiscal será grande.

Estados 2

Tema casado

O discurso dos governadores a favor de mais controle nos gastos com a máquina é o mesmo que sustenta a necessidade de aprovação da reforma da Previdência também para os Estados.

Congresso

Base e oposições

A semana curta permitiu que pelo menos parte da estratégia do Planalto ganhasse corpo e alguns movimentos pró-formação da base aliada foram dados.

Do lado da oposição também houve avanços. Principalmente em termos de busca por mais foco na atuação de curto prazo e unidade de discurso anti-reforma da Previdência.

AGENDA

EUA + Coreia - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, têm reunião hoje no Vietnã para discutir políticas de desnuclearização e flexibilização das sanções.

Conjuntura - O Tesouro Nacional divulga hoje o Resultado Primário do Governo Central de janeiro.

Bolsonaro - O presidente da República reúne-se às 17h com o Conselho de Defesa Nacional.

Sociedade - O IBGE divulga hoje a pesquisa Renda Domiciliar per capita 2018.

EDUCAÇÃO

PEI - Conheça o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), método criado pelo psicólogo e educador Reuven Feuerstein. Mais estímulos e novas formas de ensino e aprendizagem.

SABER

Artes - Navegue pelo site da Art Basel. Calendários de exposições, colecionadores, galerias e notícias sobre artistas.

SUSTENTÁVEL

Natureza - Conheça a Bignoniaceae, publicação on-line sobre as famílias de plantas cultivadas no Arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nesta edição, informações sobre os ipês, jacarandás e outras espécies.

TECH

5G - Um bom resumo feito pela CNN sobre o que é e o que se espera dessa nova tecnologia.

BEM-ESTAR

Carnaval - O Ministério da Saúde vai distribuir 12 milhões de camisinhas durante o Carnaval. "Pare, pense e use camisinha" é o slogan da campanha de prevenção deste ano, cujo foco central é conter o avanço do HIV em homens.