COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 28.2.19

Cenário - 28.2.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:10

O salto de 2018

Não se espera do PIB do ano passado nenhum número exuberante nem que o balanço divulgado logo mais pelo IBGE converta os pessimistas.

O dado oficial que será conhecido hoje refletirá - em larguíssima escala - aquilo que está incorporado ao dia a dia econômico do país há tempos: baixo crescimento, distribuição desigual e um estoque importante de dúvidas pairando no ar.

Quem sabe interpretar conjuntura crê em um salto na casa de 1% (mesma taxa de 2017!) e tem explicações razoáveis para justificar a aposta.

A greve dos caminhoneiros aparece no topo. E é fato. O 'paradão' nas estradas comprometeu a atividade e a geração de riquezas, espraiando prejuízos de norte a sul.

A performance na indústria, as oscilações no consumo, o ritmo do fluxo de investimento e a situação no campo complementam a cesta de argumentos.

Além de olhar para trás e entender o que aconteceu, os analistas com voz ativa na opinião pública devem passar parte do dia recalibrando expectativas.

Algumas projeções para 2019 já haviam mergulhado nas últimas semanas. E seguirão sendo revistas ao sabor dos debates sobre a reforma da Previdência.

Inovação

Grama do vizinho

A propósito da grande curiosidade que gira em torno de comparações entre o Brasil e o mundo, o IBGE relançou o portal Países.

O site reúne informações dos 193 Estados reconhecidos pela ONU. Estão lá desde informações gerais até dados complementares e setoriais muito úteis para análise.

EUA

Efeito Trump

Nos Estados Unidos, também são aguardados para hoje os números do PIB do quarto trimestre e do ano passado de forma geral.

Por causa da paralisação do governo, a divulgação atrasou (saiba mais).

Argentina

Recuo significativo

A economia argentina registrou em 2018 uma queda de 2,6%, conforme atestou o instituto de estatísticas Indec.

Em 2017, os argentinos experimentaram um crescimento de 2,8%, mas as crises cambial e de confiança derrubaram a economia.

Senado

Vida que segue

A turbulenta eleição do Senado indicava que os trabalhos na Casa seriam marcados por disputas partidárias (devido ao grande número de candidatos à presidência) e com feridas profundas depois da batalha histriônica entre alguns grupos políticos.

Esse ambiente, porém, (ainda!) não se confirmou e - ao menos nas comissões - o fluxo é normal.

A aprovação da indicação do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mostra isso.

AGENDA

Bolsonaro + Guaidó - O presidente Jair Bolsonaro receberá Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, hoje às 14h.

Posse - O novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, toma posse hoje às 9h.

Trabalho - Saem hoje números de janeiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

EDUCAÇÃO

Ranking - Os cursos presenciais de graduação mais procurados em 2018, segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

SABER

Robô artista - Conheça o Ai-Da, primeiro artista robô que desenha sem intervenção humana.

SUSTENTÁVEL

Hotéis verdes - Cinco hotéis construídos com base na sustentabilidade ambiental dos destinos turísticos (saiba mais).

TECH

Redes - O Pinterest passou a bloquear seu campo de buscas para palavras como vacina ou vacinação depois de notar que conteúdos de desinformação que sugerem evitar vacinar crianças estavam circulando em sua plataforma (saiba mais).

BEM-ESTAR

HIV - O Reino Unido anunciou que pretende acabar com a transmissão do HIV em seu território nos próximos 10 anos.