COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 21.3.19

Cenário - 21.3.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 21 de março de 2019

Atualizado às 11:12

Força da política

Com o envio à Câmara do projeto que trata dos militares, a reforma da Previdência fica completa e agora é a vez da política agir.

Se quiser manter os prazos que estipulou, o governo terá de acelerar seus instrumentos de articulação e formar logo a base de apoio.

De imediato, além da corrida contra o tempo, o Planalto precisará - entre outras coisas - fortalecer suas lideranças, refinar o discurso e erguer proteções capazes de fazer a reforma resistir às (muitas!) tentativas de abrandamento.

A partir de agora, a oposição e os lobbies contra a Nova Previdência também passarão a atuar mais fortemente.

Os chamados partidos de esquerda já começaram a reforçar posições conjuntas e a se aproximar de sindicatos e associações que questionam pontos da reforma.

A tramitação do texto governista - incluindo as mudanças na Previdência militar - será ainda um teste para os deputados novatos.

A atuação desse grupo - uma das referências do Planalto - pode determinar ajustes importantes ao impactar diretamente o ritmo e os rumos das negociações.

Síntese

Reforma militar

Veja aqui as principais mudanças na Previdência dos integrantes das Forças Armadas.

CCJ 1

Dia do relator

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Felipe Francischini, anuncia hoje o relator da reforma da Previdência dos civis.

Segundo já foi antecipado pelos partidos que apoiam a reforma, será um parlamentar 'experiente' e com 'trânsito' na oposição.

CCJ 2

Guedes fala

A CCJ receberá o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima semana, quando também se espera pela apresentação do relatório sobre a constitucionalidade do texto enviado pelo Executivo.

Compliance

Interesse dos partidos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um projeto de lei terminativo - quando não há necessidade de ser votado no plenário - que cria regras de compliance para os partidos políticos.

Se for aprovada na mesma comissão na Câmara, as regras passam a vigorar.

O texto (leia a íntegra) determina que cada partido terá de prever o programa de integridade em seu respectivo estatuto.

Esse plano deverá reunir um conjunto de mecanismos internos de controle, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e tornar clara a aplicação de sanções pelos códigos de ética de cada legenda.

Pesquisa

Detalhes do retrato

A íntegra do levantamento do Ibope sobre a aprovação do governo.

Pós-Copom

Saldo da reunião

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 6,5% ao ano.

No comunicado divulgado depois da reunião, a diretoria do Banco Central indicou que esse horizonte deve se estender pelas próximas decisões.

Desemprego

Pior para os jovens

A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que comprova: os mais jovens continuam sendo os mais afetados pelo desempregou (leia aqui).

AGENDA

Bolsonaro - O presidente da República embarca hoje para o Chile para uma reunião de chefes de Estado sul-americanos. Será criada a Prosul, instituição que substitui a Unasul para tratar da integração regional.

STF - Está na pauta do STF de hoje o julgamento da ação que definirá se o Ministério Público pode obter dados bancários e fiscais da Receita Federal sem autorização judicial.

Fisco - A Receita Federal divulga hoje o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de fevereiro.

Brexit - O Conselho Europeu discute hoje se permite ao Reino Unido adiar a saída da União Europeia para junho em vez de março.

EDUCAÇÃO

Ouça - Dicas rápidas e fáceis para melhorar a audição e avançar na compreensão do inglês.

SABER

Compra e venda - Um mergulho na história do comércio exterior até os dias de hoje com as organizações multilaterais.

SUSTENTÁVEL

Poluição - Use a calculadora para saber o quanto atividades cotidianas são responsáveis pela emissão de CO2.

TECH

Ideias novas - Um portal voltado a novidades das startups no Brasil e no mundo.

BEM-ESTAR

Viva melhor - Uma ferramenta que pode ajudar no combate à depressão e à ansiedade.