COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 4.4.19

Cenário - 4.4.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Atualizado às 08:53

Uma nova abordagem

O presidente Jair Bolsonaro vai tentar nos próximos dias uma nova abordagem para formar uma base de apoio no Congresso. Ele vai se reunir com as cúpulas partidárias em uma tentativa de estabelecer bases comuns para o diálogo.

Após eleito e antes de assumir o cargo, o presidente tinha tentado formar uma base por meio das bancadas temáticas, mas essa estratégia não foi capaz de dar solidez ao governo na Câmara e no Senado.

Bolsonaro também tentou se aproximar das bancadas partidárias, mas a iniciativa do governo foi considerada tímida pelos parlamentares.

Agora, diante do desafio de aprovar a reforma da Previdência e outras mudanças constitucionais que o governo tem debatido nos últimos dias, Bolsonaro vai se encontrar com os presidentes de partidos.

O gesto de aproximação ocorre depois das divergências entre ele e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Guedes

Ação e reação

Apesar dos esforços dos gestos em direção ao Congresso nos últimos dias, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enfrentou um debate bem mais duro do que o esperado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Ao abrir as portas do seu gabinete para os parlamentares antes da sessão da CCJ, Guedes seguia a orientação das lideranças governistas para criar um ambiente político menos hostil na comissão.

Mas a falta de uma atuação regimental dos líderes governistas na sessão, deixou o ministro exposto por horas às críticas da oposição e a estratégia para desgastá-lo funcionou.

Apesar disso, o risco em torno da constitucionalidade da reforma da Previdência na CCJ ainda é pequeno.

Orçamento

Emendas impositivas

O Senado aprovou a PEC que obriga já no próximo ano o pagamento das emendas de bancada, o que deve engessar mais um pouco o Orçamento Geral da União.

A partir de 2020, 0,8% da receita corrente líquida terá que ser destinada para essas emendas, que vão financiar obras nos estados.

Venezuela

Próxima semana

Senadores podem se reunir com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, na próxima semana. Se ocorrer, o encontro pode servir para desobstruir os canais diplomáticos com o governo de Nicolás Maduro.

O presidente da Subcomissão Temporária sobre a Venezuela, o senador Telmário Mota, disse que Arreaza confirmou a reunião e aventou até mesmo a possibilidade do próprio Maduro participar.

O cenário político no país vizinho piorou nos últimos dias depois que o Tribunal Supremo de Justiça determinou a perda da imunidade parlamentar do autodeclarado presidente Juan Guaidó, o que pode resultar até mesmo na sua prisão.

CCR

BC deixa organismo internacional

O Banco Central não fará mais parte do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos e já comunicou a decisão à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

O CCR é um sistema internacional de pagamentos por meio do qual são liquidadas operações de comércio internacional pelos bancos centrais dos países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

O BC avalia que o convênio apresenta um "conjunto de ineficiências" que fazem com que não atenda mais aos interesses do país.

A Instituição garante, porém, que a saída não acarretará risco de perda dos direitos sobre os valores das operações registradas por exportadores brasileiros no sistema. Veja a circular do BC.

STF

Apoio de entidades

Um manifesto de mais de 160 entidades demonstrou apoio ao Supremo Tribunal Federal depois que a Corte abriu investigação para conter ataques de ódio contra seus ministros.

Refugiados

ONU lança plataforma

A ONU lançou uma plataforma para facilitar a contratação de refugiados que vivem no Brasil.

Segundo o Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça, até o final de 2018 o Brasil reconheceu 10.522 refugiados vindos de 105 países, como Síria, República Democrática do Congo, Colômbia, Palestina e o Paquistão.

AGENDA

Pesquisa - A CNI divulga hoje indicadores do "Medo do desemprego & Satisfação com a vida".

Audiência - O ministro Ernesto Araújo participa de audiência pública, às 10h, na Comissão de Relações Exteriores do Senado hoje.

PNCBA - O Dieese divulga hoje a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos.

EDUCAÇÃO

Bolsas - Confira a relação de bolsas de estudo no exterior com matrículas em abril e maio.

SABER

Cultura - Conheça um pouco mais sobre a cultura do Flamenco.

SUSTENTÁVEL

Consumo - Veja um panorama sobre o consumo consciente no Brasil elaborado pelo Instituto Ikatu.

TECH

CNH - Uma lista de aplicativos para ter documentos digitais como carteira de motorista e carteira de trabalho.

BEM-ESTAR

Guia - Acesse um guia prático para cuidadores informais de idosos.