COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 13.5.19

Cenário - 13.5.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Atualizado às 09:06

Pacote de estímulo

Em uma tentativa de estimular a economia, que tem as expectativas ancoradas na reforma da Previdência, o governo federal deve anunciar nesta semana algumas medidas que podem dar impulso ao consumo.

O presidente Jair Bolsonaro se reúne hoje com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para fechar detalhes de um pacote que prevê a liberação de saques do PIS/Pasep, medida que beneficiará 14 milhões de trabalhadores e injetará dezenas de bilhões de reais na economia.

A decisão ajuda, mas tem impacto limitado para girar a roda da produção industrial ou mesmo do comércio, ainda mais considerando que muitas famílias estão endividadas e os valores para cada trabalhador são baixos.

É um sinal, contudo, de que o governo está preocupado com as projeções econômicas cada vez piores.

Também está em fase final de análise o plano de socorro fiscal aos estados, que poderia atingir R$ 40 bilhões nos próximos quatro anos. A medida ajudaria os governadores a lançar suas próprias medidas de estímulo econômico, desde que recebam esse alívio fiscal.

O Ministério da Economia busca ainda uma forma de permitir uma retomada mais rápida das empresas que estão em recuperação judicial, visando apoiar a reativação de alguns setores.

Decreto

A polêmica das armas

A semana também deve ser marcada por decisões judiciais ou parlamentares em relação ao decreto do porte de armas, editado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro e que deixou um rastro de descontentamento até entre aliados.

A ministra Rosa Weber, do STF, pediu explicações para a Presidência e pode tomar uma decisão ao final desta semana.

No Congresso, Câmara e Senado apontaram inconstitucionalidades na decisão, mas inicialmente acenaram com a possibilidade de negociar com o governo algum tipo de suspensão antes de tomar uma decisão mais drástica.

Estratégia

Reforma administrativa

O governo deve apresentar nos próximos dias uma estratégia para aprovar até 3 de junho a medida provisória da reforma administrativa.

Na semana passada, os articuladores governistas tentaram aprovar a MP no plenário da Câmara, mesmo com mudanças que contrariam o Executivo, mas aliados do governo no Congresso resistiram a esse acordo.

A resistência do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e de simpatizantes do ministro da Justiça, Sérgio Moro, aumentou os riscos para que a MP não seja aprovada a tempo.

Caso ela caduque, o desenho da Esplanada volta a ser igual ao do governo Temer.

COAF

Solução interna

Para manter a ascendência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre o Coaf, mesmo se ele for transferido para o guarda-chuva do Ministério da Economia, o governo pretende editar uma portaria interministerial para facilitar a troca de informações entre as duas pastas.

Educação

Manifestação dia 15

Os cortes orçamentários na Educação podem produzir a primeira grande manifestação popular contra o governo Bolsonaro na próxima quarta-feira, 15.

Apesar do movimento ter começado sem a participação de entidades estudantis, sindicais e partidos de esquerda, agora os protestos ganharam apoio mais tradicional.

Prêmio

Bolsonaro nos EUA

E na semana em que a articulação política do governo tem que garantir a aprovação da reforma administrativa e esses protestos podem gerar prejuízos à popularidade do presidente Jair Bolsonaro, ele embarca para os Estados Unidos.

No Texas, Bolsonaro vai receber o prêmio Personalidade do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Ele ainda tem agenda com o ex-presidente George W. Bush.

Moro

Caminho a percorrer

Ao formalizar a intenção de nomear o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para o Supremo Tribunal Federal, o presidente Jair Bolsonaro aumentou a pressão política sobre o ex-juiz.

Agora, todos os movimentos de Moro serão medidos com base nessa possibilidade. O presidente só poderá fazer a indicação no final de 2020, quando abre uma vaga na Corte.

AGENDA

Focus - O Banco Central divulga hoje mais uma rodada do Boletim Focus, que apresenta projeções do mercado para PIB, inflação e câmbio.

Reunião - O presidente Jair Bolsonaro se reúne hoje, às 15h, com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Palestra - O ministro da Justiça, Sérgio Moro, faz palestra hoje, às 9h, no Congresso Nacional Sobre Macrocriminalidade e Combate à Corrupção, em Curitiba.

EDUCAÇÃO

Iniciativa - Conheça um pouco da história do aplicativo brasileiro Hand Talk que ensina português para deficientes auditivos.

SABER

Aves - Veja informações sobre os pássaros jacamim-de-costas-brancas e o jacu, ameaçados de extinção, na série Moradores da Floresta da WWF.

SUSTENTÁVEL

Fórmula - Cientistas dizem ter descoberto a fórmula de plástico 100% reciclável.

TECH

Ações - Confira uma lista de cinco aplicativos para investir na Bolsa de Valores.

BEM-ESTAR

Estudo - Pesquisadores criaram uma partícula que evita mortes por overdose de cocaína.