COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 21.10.19

Cenário - 21.10.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Atualizado às 08:55

Eleições na Argentina

Os argentinos acompanharam ontem à noite o segundo e último debate presidencial antes das eleições marcadas para o próximo domingo, 27.

Na TV, as plataformas de campanha dos seis candidatos ficaram em segundo plano. Prevaleceram os ataques.

Como no primeiro encontro, a economia monopolizou boa parte do tempo. E funcionou como combustível para provocações mútuas.

Em desvantagem nas pesquisas, o presidente Mauricio Macri acentuou as críticas ao principal adversário, Alberto Fernandéz, líder das intenções de voto - o embate entre os dois é o que marca a repercussão na imprensa desde a madrugada.

Macri mudou de estratégia, assumindo uma postura mais ácida e belicosa. Trouxe à tona, por exemplo, acusações de corrupção, temas sensíveis de segurança pública e fez duras cobranças ao kirchnerismo.

Já Fernandéz rebateu no mesmo tom, realçando que a crise econômica e a corrupção generalizada são resultado de promessas de governo não cumpridas e da ineficiência administrativa.

Mais América Latina 1

Bolívia vota

Com pouco mais de 80% dos votos contabilizados, as eleições na Bolívia apontam para um segundo turno entre Evo Morales (45,28%) e Carlos Mesa (38,16%) - os dados são preliminares.

O trabalho de contagem foi suspenso durante a noite/madrugada (veja o detalhamento da votação aqui).

Apesar da promessa de retomada ainda hoje, há reclamações da oposição e um pedido de esclarecimento da missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Mais América Latina 2

Chile ferve

As manifestações em Santiago contra o aumento nos preços do metrô saíram do controle no fim de semana.

A capital chilena e a Região Metropolitana estão em estado de emergência e a população experimenta um toque de recolher.

Há ruas bloqueadas, supermercados fechados, filas em postos de combustíveis, saques e vandalismo. Cerca de 10 mil militares ocupam pontos estratégicos.

O governo suspendeu os reajustes, mas os protestos não cederam.

As autoridades locais confirmam sete mortes e perto de 1.500 detidos.

O presidente Sebastián Piñera disse ontem que os manifestantes têm um grau de organização e logística 'típico de organização criminosa'.

Bolsonaro

Volta internacional

O presidente Jair Bolsonaro está em Tóquio para acompanhar amanhã a cerimônia de ascensão ao trono do novo imperador do Japão, Naruhito.

A parada é a primeira de uma longa viagem que prevê idas a China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.

O retorno ao Brasil está previsto para o dia 31.

Balanço econômico

Primeiros passos

A gestão Bolsonaro na economia está resumida em um documento recém-disponibilizado ao público.

Chama-se 'Muito Além da Previdência: A economia nos primeiros nove meses de governo' e foi produzido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Previdência

Senado fecha o ciclo

Está tudo organizado para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado faça a reunião de amanhã e vote as últimas emendas apresentadas à PEC da Previdência.

O plano é levar o texto a plenário no mesmo dia para que o segundo turno seja concluído.

Anti-fake news

Rede ampliada

Mirando as eleições de 2020, Google, Facebook, Twitter e WhatsApp juntam-se ao programa de enfrentamento à desinformação idealizado pelo TSE.

A adesão oficial à rede acontecerá amanhã.

Cerca de 40 organizações parceiras colaboram com o desenvolvimento e a execução de ações conjuntas contra fake news.

AGENDA

Roda Viva - A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) é entrevistada hoje às 22h no Roda Viva, da TV Cultura.

CPI do BNDES - Deputados discutem e votam à tarde o relatório final do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).

EDUCAÇÃO

Aprenda inovando - Conheça a Geekie e sua ação para conectar a escola aos novos tempos. Educadores e inovadores transformando a aprendizagem.

SABER

Harry Potter - Chega a Lisboa - e fica até abril de 2020 - uma das exposições mais completas sobre o bruxo e seu mundo (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Construções verdes - Em 2020, na Suécia, algumas das maiores corporações da construção civil vão discutir o futuro das cidades: planejamento, urbanismo consciente, casas e edifícios sustentáveis (veja).

TECH

Emojis - O jovem de 21 anos da Costa do Marfim que criou cerca de 350 emojis para download com referências culturais da África Ocidental (saiba mais).

BEM-ESTAR

Saúde e evidências - Saiba quem foi o médico Archie Cochrane e o legado que ele deixou.