COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 25.10.19

Cenário - 25.10.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Atualizado às 15:27

Temporada de compras

A julgar pelas preliminares que começam a ser divulgadas, a Black Friday será positiva para o comércio.

Os níveis de confiança do consumidor e do empresariado justificam boa parte do otimismo que contamina as projeções - embora algumas delas ainda estejam em aberto.

Se essa será uma data marcada por lembrancinhas ou por tickets médios elevados, não se sabe. Mas será do crediário e da compra pela internet, com certeza.

O varejo aguarda com ansiedade pela confirmação de teses macroeconômicas que nas últimas semanas ganharam amplitude e frequência.

Pela ordem: 1) a queda dos juros encoraja o brasileiro a consumir; 2) a liberação do FGTS serve de combustível; 3) o dólar em queda tem efeito psicológico poderoso.

Uma pesquisa da Black-Friday.Global traz um bom indicativo - com base em dados de 2018 - do que pode vir a ser a edição deste ano do megaevento de liquidações em 29 de novembro (veja a íntegra).

STF

2ª instância (continua...)

O STF suspendeu ontem o julgamento sobre a prisão após condenação em segunda instância e deverá retomá-lo, provavelmente, em 6 de novembro.

O placar está em 4 a 3 a favor da tese.

A ministra Rosa Weber, uma das manifestações mais aguardadas, votou contra a prisão após condenação em segunda instância (leia a íntegra do voto).

Sociedade

Brasil rural

O IBGE divulgou hoje cedo um importante levantamento que coloca o Brasil rural em perspectiva.

O Censo Agro traz dados de 2017 que dizem respeito ao universo de pessoas ocupadas no campo, o papel das mulheres e dos idosos, número de estabelecimentos, a agricultura familiar, peso da produção, maquinário instalado e muito mais.

América Latina 1

Cena argentina

Os primeiros resultados das eleições presidenciais de domingo (27) na Argentina devem começar a ser divulgados a partir das 21h (fuso local) e o saldo final da disputa pela Casa Rosada, até meia-noite.

América Latina 2

Cena uruguaia

No Uruguai, a ida às urnas também no domingo (27) - eleições presidenciais e legislativas - encerra um ciclo de disputas e tensões que divide pessoas e Montevidéu.

A capital do país está literalmente fatiada para as comemorações dos partidos (leia aqui em espanhol).

América Latina 3

Cena boliviana

Na Bolívia, a contagem dos votos indica que o presidente, Evo Morales, foi reeleito em primeiro turno.

A inquietação instalada durante o processo de apuração dos votos, que colocou em dúvida o processo de contagem, segue no país: La Paz amanheceu hoje com bloqueios e com protestos em alguns bairros.

AGENDA

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da China Xi Jiping encontram-se hoje

EDUCAÇÃO

Olhar ampliado - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reuniu informações estatísticas educacionais de cerca de 40 países em um documento global chamado Education at a Glance (EaG) 2019

SABER

Tóquio 2020 - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos tem tudo pronto para a chegada da Tocha Olímpica. Veja aqui a programação

SUSTENTÁVEL

Baterias - A oportunidade de negócios aberta na Índica a partir da reciclagem de baterias de íons de lítio (saiba)

TECH

Dormir bem - O avanço das camas inteligentes: tecnologia, inovação e pesquisa a favor do sono (veja)

BEM-ESTAR

Alimentação - O aproveitamento integral dos alimentos durante o preparo, suas vantagens econômicas e para a saúde (leia)