COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 30.10.19

Cenário - 30.10.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Atualizado às 14:04

Vento a favor

O investimento estrangeiro aportado no Brasil vive um bom momento.

Do ponto de vista concreto, o fluxo segue firme e as medições de mercado apontam para uma realidade que (ao que parece!) veio para durar.

O estoque de dinheiro externo fixado aqui alcançou neste ano níveis razoáveis e os recursos que chegaram espraiaram-se por setores que há tempos esperavam por algum tipo de estímulo.

Olhando para as expectativas, os horizontes também são animadores.

O discurso encampado lá fora por governos e empresas é o de que, apesar do baixo crescimento, o Brasil vem se esforçando para mostrar que é receptivo a parcerias e grandes projetos.

PIB americano

Terceiro trimestre

O Bureau of Economic Analysis (BEA) informou mais cedo que a economia americana avançou 1,9% (taxa anual) no terceiro trimestre do ano.

O resultado está dentro do que as previsões apontavam: leve desaceleração frente a períodos-referência.

Mas a taxa reflete positivamente as contribuições dos gastos com consumo pessoal (PCE) e gastos do governo Federal.

Infraestrutura

Olhar

Está disponível para consulta o relatório anual do TCU que compila as principais auditorias em obras públicas do país.

O Fiscobras 2019 é um consolidado de 77 fiscalizações em empreendimentos distribuídos por 17 estados e Distrito Federal.

Um dos dados mais marcantes é o que indica que das 77 obras, 59 continham indícios de irregularidades graves.

Pacote anticrime

Em movimento

O grupo de trabalho montado para discutir a Legislação Penal e Processual Penal, que analisa os projetos de lei do pacote anticrime tem reunião marcada para hoje.

É possível que o relatório do deputado Capitão Augusto (PL-SP) seja votado, o que sinalizaria para dentro e para fora do Congresso que o plano está andando.

Meio ambiente

Consultando a biblioteca

A Organização Marítima Internacional (IMO), agência ligada à ONU responsável pela segurança dos navios e pela prevenção marinha, tem documentos de acesso livre bastante úteis para quem quer se inteirar sobre o conjunto de regras que rege os oceanos.

Na seção 'Prevenção da poluição por petróleo', um dos textos trata dos navios petroleiros, reforça aspectos de segurança e derramamentos acidentais (leia aqui).

Outro marco essencial é a Convenção MARPOL, adotada em 1973.

Novo mapa 

Atualizando...

O IBGE divulgou hoje um mapa com representações dos seis grandes biomas continentais brasileiros.

Há ajustes técnicos nesta nova versão que facilitam o entendimento e consolidam avanços conceituais e tecnológicos (veja mais).


Fonte: IBGE

AGENDA

Copom - O Comitê de Política Monetária do Banco Central encerra hoje o segundo dia de reunião e anuncia a nova taxa Selic.

Fake News - Alexandre Frota (PSDB-SP) será ouvido hoje à tarde na comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual

2ª instância - A CCJ da Câmara dos Deputados marcou para hoje à tarde audiência pública para discutir a PEC 410/18, que trata da possibilidade da prisão após condenação em segunda instância.

Protesto - CUT, CTB, Força Sindical, UGT e outras entidades ligadas a trabalhadores promovem hoje um ato conjunto na Esplanada dos Ministérios contra o governo Federal.

EDUCAÇÃO

Universidade - O vestibular indígena aberto pela UnB e suas especificidades.

SABER

Mangá - Ilustrações e mangás do artista japonês Naoki Urasawa na Japan House SP (veja).

SUSTENTÁVEL

Tênis - O que o tradicional torneio de tênis de Wimbledon faz pela sustentabilidade.

TECH

Viagem - Conheça o Galileo, motorhome elétrico com condução autônoma e toda a inovação que a indústria é capaz de idealizar para uma casa sobre rodas.

BEM-ESTAR

Saúde - Mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica.