COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 21.11.19

Cenário - 21.11.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Atualizado às 09:31

Tempo de empreender

No Brasil (veja aqui) e em cerca de outros 170 países (saiba mais) acontece a Semana Global do Empreendedorismo.

Investidores, estudiosos, formuladores de políticas públicas, startups e gente interessada nesse universo discutem como transformar e melhorar ideias que já são ou podem virar bons negócios.

Em 2019, o pano de fundo para os debates é o momento econômico que o mundo atravessa.

A desaceleração generalizada preocupa, assim como as instabilidades políticas em algumas regiões, os rumos da questão ambiental e os recentes choques protecionistas entre grandes potências.

Esse pacote de barreiras desafia os atuais e os futuros empresários. E os países - mesmo os mais maduros - estão especialmente atentos à agenda da manutenção e do fortalecimento da cultura empreendedora.

O caso brasileiro é peculiar. Empreendedorismo ainda é uma espécie de corrida de obstáculos por aqui - isso abrange desde burocracias em excesso até a percepção individual (muitas vezes ingênua) do que é ser 'dono do próprio nariz'.

A realidade do Brasil intercala há décadas crises que parecem se conectar. O reflexo está no baixo aproveitamento de um potencial que poderia ser trabalhado desde os tempos de escola.

Para saber mais

Dados e insumos

Global Entrepreneurship Monitor (GEM), Mckinsey & Company e Fórum Econômico Mundial são algumas - entre várias - fontes de boas informações sobre empreendedorismo.

Fusão de municípios

Resistências

Proposta pelo Planalto no início do mês - no contexto da PEC do Pacto Federativo -, a extinção de municípios com até 5 mil habitantes e que não conseguem arrecadar sozinhos 10% de sua receita total vem sendo atacada pelos chamados municipalistas.

Partidos e entidades criticam os critérios definidos para determinar quem continuará existindo como cidade.

A queixa central está no conceito do que pode (ou não) ser considerado receita própria.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que 1.217 (97%) dos 1.252 municípios com até 5 mil habitantes não atingem o limite definido no texto.

Congresso

Represamento

Sem acordo, Câmara e Senado não conseguiram votar esta semana o bloco de vetos presidenciais e projetos de crédito que estavam na pauta.

Uma sessão conjunta foi convocada para a próxima terça-feira, 26.

Hoje, Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso, terá reunião com líderes partidários para alinhar a votação.

O recesso de fim de ano está perto. Para votar o Orçamento 2020, os temas que estão na fila do plenário precisam ser discutidos.

Escolas cívico-militares

Como será

O Diário Oficial da União publica hoje a portaria que regulamenta a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2020.

Flamengo

Alexa em clima de Libertadores

Assistente virtual inteligente da Amazon, a Alexa adora futebol e conta as horas para a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, no próximo sábado.

Grupos de WhatsApp compartilham (freneticamente) vídeos que provam isso. As respostas para perguntas que só os rubro-negros fazem estão na ponta da língua.

Veja aqui e aqui.

Importante: Alexa não é flamenguista. Decorou os hinos de 28 clubes nacionais.

Rock no espaço

A rádio da Nasa

Nem só de ciência e planos para desbravar galáxias vive a Nasa. A agência espacial americana administra uma rádio temática, a Third Rock Radio.

A playlist está aqui.

Entre uma música e outra há informativos especiais e entrevistas.

EUA

Preço da guerra

O Watson Institute of International and Public Affairs da Universidade Brown (EUA) fez as contas e descobriu que os contribuintes americanos já gastaram US$ 6,4 trilhões em guerras e ações militares depois do 11 de Setembro (leia a íntegra).

Segundo o estudo, essa montanha de dinheiro foi despejada no Oriente Médio e na Ásia.

Para além da questão financeira, a pesquisa aborda ainda o drama humano: cerca de 800 mil pessoas morreram como resultado direto dos combates.

AGENDA

STF - O plenário retoma hoje o julgamento iniciado ontem do recurso extraordinário 1055941 que trata da possibilidade de órgãos de fiscalização compartilharem dados bancários e fiscais das pessoas com o Ministério Público, para fins penais, sem autorização prévia do Judiciário (assista aqui).

Aliança pelo Brasil - A criação do novo partido será oficializada hoje em um encontro em Brasília. Serão definidas lideranças e vai começar a coleta de assinaturas para a formalização da sigla junto à Justiça Eleitoral.

Emprego formal - A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulga hoje à tarde os resultados de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Conjuntura internacional - Na Câmara dos Deputados, acontece hoje o seminário internacional 'Novos Anseios da Política Externa Brasileira: Renovar para Avançar', que discutirá a inserção internacional do Brasil em um novo ciclo político (veja a programação).

EDUCAÇÃO

É fácil - A plataforma Youcubed e seus conteúdos que estimulam o ensino da matemática de forma criativa, inovadora e envolvente.

SABER

Brinquedos antigos - No McCord Museum de Montreal (Canadá), uma exposição reúne itens que as crianças amam desde 1890.

SUSTENTÁVEL

Comprometa-se! - Palau, no Pacífico, é um paraíso formado por cerca de 500 ilhas. Os turistas que visitam o lugar precisam assinar um compromisso - registrado no passaporte - de que serão ecologicamente responsáveis (saiba mais).

TECH

360º - Uma lista das melhores câmeras 360 graus de 2019, seus preços e funcionalidades (veja).

BEM-ESTAR

Caminhada nórdica - Os benefícios de um exercício que queima mais calorias e trabalha mais músculos do que a caminhada convencional, segundo Harvard.