COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 02.12.19

Cenário - 02.12.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Atualizado às 10:22

Mercosul em transição

Chefes de Estado sul-americanos farão esta semana em Bento Gonçalves (RS) uma espécie de checklist. Será o último encontro de cúpula do ano com a formação atual.

Os olhos e pelo menos um dos pés já estão em 2020. Mas ainda há muito o que discutir antes de os novos integrantes ingressarem no bloco.

Pela ordem de relevância e urgência, os acordos firmados coma União Europeia estão no topo de prioridades. Detalhes e a abrangência desses termos precisam ser alinhados com todos os sócios para que o que foi decidido não se perca.

Na sequência, estão os assuntos de fronteira - sobretudo aqueles que tratam de cooperação policial entre os parceiros regionais. O fortalecimento de estratégias conjuntas de ação contra o crime foi um dos temas recorrentes de 2019 e seguirá relevante nas reuniões marcadas para o próximo ano.

Desenvolvimento sustentável e combate à corrupção são outros dois itens de peso. Ambos estão conectados a sensibilidades específicas de cada país, mas os debates vão reafirmar a importância de atuar conjuntamente.

Uma agenda de otimização dos trabalhos do Mercosul também está em foco. Os atuais participantes do bloco entendem que é preciso reduzir o número de órgãos e instâncias internas, simplificando as dinâmicas de trabalho e, principalmente, os custos.

AINDA SOBRE A CÚPULA

Quem vem

Além de Jair Bolsonaro, os presidentes da Argentina,Maurício Macri, do Paraguai, Mario Benitez, e a vice-presidente do Uruguai,Lucía Topolansky estarão no encontro do Mercosul.

O governo interino da Bolívia vão enviar representantes,assim como o Chile.

Não está confirmado oficialmente, mas os novos governos da Argentina e do Uruguai não deverão ter comitivas.

A Venezuela está suspensa desde 2016.

COMPLIANCE

Reconhecimento

Acontecerá amanhã, em Brasília, a premiação do Guia Exame de Compliance, uma iniciativa da FSB Comunicação, da revista Exame e da Fundação Dom Cabral (FDC).

O Guia contempla 13 diferentes setores da economia. Nesta primeira edição, 543 empresas estão inscritas - um recorde em levantamentos dessa natureza.

A cerimônia de premiação terá palestra do ministro Sergio Moro (Justiça) e também um debate sobre compliance com as presenças de especialistas como o ex-ministro-chefe Controladoria-Geral da União (CGU),Valdir Simão, a diretora-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Heloisa Bedicks, e do professor da Fundação Dom Cabral Dalton Sardenberg.

BANCOS

Força-tarefa

Começa hoje a Semana de Negociação e Orientação Financeira,uma ação do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)voltada a renegociar dívidas de clientes.

Não haverá limites de valores nem restrições sobre tipos de dívidas. A ordem é repactuar o que for possível em condições especiais.

Os maiores bancos do país farão mutirões com parte das agências abertas até 20h (veja os detalhes).

PIB

O que esperar do 3T

Está prevista para amanhã a divulgação pelo IBGE do PIB do terceiro trimestre.

Relatórios de mercado tentam antecipar o dado e trabalham com uma expectativa de alta.

Entre outras coisas, a análise otimista está sustentada pela ideia de que a recuperação da economia está em curso e ganhou tração graças ao consumo das famílias.

EUA

O inquérito

Em carta (leia a íntegra) endereçada ontem ao Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes, os advogados do presidente americano Donald Trump informaram que a Casa Branca não participará da primeira audiência de impeachment, marcada para quarta-feira (04).

 AGENDA

Balança Comercial - A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia (ME) divulga hoje os dados da balança comercial de novembro

 

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro participa à tarde, no Palácio do Planalto, da cerimônia de comemoração pelo Dia Internacional do Voluntariado

 

Roda viva - O secretário de Fazenda do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, será o entrevistado de hoje, na TV Cultura, às 22h

 

Bola de ouro - A revista France Football anuncia hoje o vencedor do prêmio Bola de Ouro

 

COP 25 - Começa hoje e vai até o dia 13 a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática

 

 EDUCAÇÃO

Índice - Único para cada localidade (município ou estado), o IOEB é formado pela relação entre os resultados educacionais e insumos educacionais. Engloba a educação básica e moradores em idade escolar - não só os que estão na escola

 SABER 

Cinema - Tudo sobre o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que no sábado (30) anunciou os filmes vencedores (um bom resumo está aqui)

SUSTENTÁVEL

Trump vegano? - Evan, um garoto americano de 9 anos, lançou um desafio: se Donald Trump virar vegano por um mês o movimento que ele representa, o Million Dollar Vegan, doará US$ 1 milhão a veteranos de guerra

 TECH 

WT Social - A rede social sem anúncios nem fake news criada pelo fundador da Wikipedia (conheça)

BEM-ESTAR

Roteiro dos chefs - Os melhores destinos gastronômicos sugeridos pelos mais renomados cozinheiros do mundo (saiba mais)