COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 05.12.19

Cenário 05.12.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Atualizado às 14:34

Onda revisionista

A alta de 0,6% do PIB no terceiro trimestre - divulgada esta semana pelo IBGE - puxou o novelo das revisões de expectativa sobre o desempenho econômico do país no ano.

O que estava endereçado nas planilhas de 2019 vem sendo ajustado.

Não são mudanças profundas, mas o sentimento passou a ser o de que a economia sofrerá menos para alcançar (ou talvez até superar um pouco) a barreira do 1%.

No mercado, os relatórios de acompanhamento começaram a ser atualizados com base nos indicadores mais recentes. As principais influências são os números de consumo e investimentos, que vieram melhores do que o previsto pela maioria.

Já os analistas de fora do setor financeiro também passam a limpo suas indicações. Há otimismo acima da média no varejo e na construção civil por causa, especialmente, da retomada do crédito.

Nesse contexto de revisões (para cima) do PIB de 2019, uma parte do olhar positivo tende a contagiar a análise de 2020.

Isso ainda não é perceptível, mas o pós-Natal poderá acelerar o processo.

Campo

Radar de quem produz

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) compilou em um documento executivo as perspectivas do agronegócio para 2020 (leia a íntegra).

Reforma tributária

Encontro de contas

A Instituição Fiscal Independente (IFI) estima que uma reforma tributária 'bem feita' é capaz de elevar a produção do país em cerca de 10% em 15 anos.

O economista Josué Pellegrini, diretor da entidade, explica em um vídeo bem didático (assista).

Saneamento

Na fila

Está tudo organizado para que a análise do projeto que altera o marco legal do saneamento básico (PL 3261/19) seja feita na próxima segunda-feira (09) pela Câmara dos Deputados.

Argentina

Time Fernández

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, anunciará de forma solene seu gabinete amanhã no fim do dia.

Nesta semana, as especulações sobre a influência da ex-presidente Cristina Kirchner no futuro governo cresceram e isso alimentou ruídos políticos que tiveram de ser contornados.

Fernández afirma que a formação da equipe é uma ação exclusiva e que todos os nomes estão definidos (veja aqui um bom resumo).

Ao público resta anunciar o nome do indicado para o Ministério da Economia.


AGENDA

CCXP - Começa hoje em São Paulo a Comic Con Experience, evento de cultura pop e o mundo dos games

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro passa o dia em Bento Gonçalves (RS) na Cúpula do Mercosul

EDUCAÇÃO

Crise global - O Banco Mundial avalia que muitos países estão diante de um desafio: superar entraves estruturais que afetam a capacidade de promover o aprendizado das atuais e das futuras gerações (saiba mais)

SABER

Neve e Natal -  Itens criativos - para decorar ou presentear - inspirados nesta época do ano (saiba quais)

SUSTENTÁVEL

fesPIM - Os debates, as lições e as propostas da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM) (leia aqui)

TECH

IC3 - As dicas de segurança do Internet Crime Complaint Center (IC3), mecanismo de denúncia ligado ao FBI que investiga suspeitas de atividades criminosas facilitadas pela internet 

BEM-ESTAR

Planos de saúde - O que está em situação regular para ser comercializado, as suspensões recentes e quais planos foram reativados. Tudo em uma página temática da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)