COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 17.12.19

Cenário - 17.12.19

FSB Inteligência

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Atualizado às 10:02

Último recado do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou hoje cedo a ata da reunião da semana passada que definiu mais um corte dos juros básicos - agora em 4,5% (veja aqui a série histórica completa da Selic).

O comunicado é o último de 2019 e, em linhas gerais, reafirma as posições do colegiado no que se refere ao presente e ao futuro de curto prazo da economia brasileira.

Como já fez em outros momentos, o Copom reforça que a atividade "ganhou tração" e que a retomada seguirá em "ritmo gradual".

O texto indica ainda que os trimestres seguintes tendem a apresentar "alguma aceleração, que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS e PIS-PASEP - com impacto mais concentrado no último trimestre de 2019".

Apesar disso, a ata adverte - como já fez em outros tempos - que a economia experimenta um "alto nível de ociosidade". Essa realidade, completa o Copom, está "refletida nos baixos índices das medidas tradicionais de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego".

A íntegra está aqui.

O Banco Central também disponibiliza uma versão em inglês que pode ser lida aqui.

Copom 2020

Calendário

As datas para as reuniões do próximo ano já estão definidas e podem ser consultadas aqui.

Indústria

Balanço/previsões

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) faz hoje um apanhado do setor e da economia em 2019. Indicará ainda o que esperar de 2020.

Será um passeio por referências clássicas: 1) investimento, 2) consumo das famílias, 3) desemprego, 4) inflação, 5) juros, 6) contas públicas, 7) câmbio e 8) balança comercial.

BNDES

Apertando a tecla SAP

O BNDES marcou para amanhã a apresentação do Plano Trienal (2020-2022).

Gustavo Montezano, presidente do banco, vai traduzir os impactos reais que as ações e os projetos terão na vida das pessoas e das empresas.

Um dos recados será o de que o BNDES quer assumir (cada vez mais) a condição de braço de serviços que alavanca o Estado.

A importância do investimento de longo prazo e suas consequências práticas serão mensagens-chave.

Militares

Previdência + reestruturação

Está no Diário Oficial da União de hoje a lei que, entre outras coisas, oficializa as mudanças no Sistema de Proteção Social dos Militares e reestrutura a carreira militar (leia a íntegra).

Igreja

Cai o segredo pontifício para casos de abuso sexual

Em um gesto histórico, o Papa Francisco decidiu abolir o segredo pontifício nos casos de violência sexual e de abuso de menores cometidos por clérigos.

Comunicados oficiais emitidos pelo Vaticano hoje cedo detalham as medidas.

Entre outras coisas, documentos relacionados a casos de abuso sexual passarão a ser entregues às autoridades civis. As vítimas, por sua vez, serão informadas do resultado de seus casos no Vaticano.

As íntegras dos dois documentos (chamados de rescritos) com as determinações do Papa estão aqui.

Outras informações estão aqui.

Argentina

Casa Rosada online

Desde a posse de Alberto Fernández, na semana passada, o site oficial do governo argentino vem passando por mudanças.

As atualizações ocorrem em ritmo quase frenético e o endereço virou uma espécie de mural de prestação de contas.

AGENDA

COAF/UIF - O Senado deve votar hoje a medida provisória 893/2019, que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central, reestruturando o órgão e oficializando o novo nome: Unidade de Inteligência Financeira (UIF).

CPI - A CPI criada no Senado para acompanhar a situação dos familiares de vítimas do acidente aéreo da Chapecoense reúne-se pela primeira vez hoje e discute a possível convocação de Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Saneamento - Na Câmara, está na pauta de votações de hoje a retomada dos destaques apresentados ao projeto de lei do saneamento básico (PL 4162/19).

Orçamento - Em sessão conjunta, deputados e senadores marcaram para hoje a votação do Orçamento 2020.

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro conduz pela manhã, no Planalto, mais uma reunião do Conselho de Governo.

EDUCAÇÃO

Quadro geral - O EdStats é o portal do Banco Mundial com informações sobre educação, aprendizado, gastos, política e equidade.

SABER

Whisky - Uma das casas de leilões on-line mais famosas do mundo, a Whisky Auctioneer, vai negociar a chamada "Coleção Perfeita". São 3.900 garrafas raras que podem alcançar a incrível marca de US$ 10,5 milhões (veja o vídeo promocional).

SUSTENTÁVEL

Cerrado - Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)mostra que a perda de cobertura vegetal do Cerrado entre agosto de 2018 e julho de 2019 foi de 6.484 km2, o menor valor anual para a série (saiba mais).

TECH

Lista de presentes - Algumas das melhores dicas - com preços e locais de compra - dos itens tecnológicos mais cobiçados por quem adora inovação (veja aqui).

BEM-ESTAR

Dados genéticos - Uma discussão lançada no Fórum Econômico Mundial sobre o entendimento dos genes e como isso impulsiona novos métodos para combater e tratar doenças (leia e entenda).