COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 23.12.19

Cenário - 23.12.19

FSB Inteligência

domingo, 22 de dezembro de 2019

Atualizado em 23 de dezembro de 2019 10:33

AVISO       

O Cenário deseja um excelente Natal eavisa: voltará na quinta-feira (26).
 

Lado carinhoso do mundo 

Como contrapeso a discursos de ódio, à afirmação da intolerância e ao agravamento da desigualdade, uma parte do mundo segue caridosa.

 

Alertas desse tipo são divulgados a todo momento - muitos ganham visibilidade especial no Natal - e mostram que, apesar de tudo, pessoas,governos e empresas continuam comprometidos com causas.

 

O World Giving Index, da organização sem fins lucrativos Charities Aid Foundation, colocou em perspectiva 10 anos de filantropia e ranqueou as nações mais generosas entre 126 avaliadas.

 

O indicador considerou três frentes: 1) nível de ajuda apessoas que moram nas ruas, 2) doações em dinheiro para ONGs e 3) carga de trabalho voluntário.

  

Na lista, os Estados Unidos estão em primeiro lugar,seguidos por países da Ásia e da Europa - o Brasil ocupa a posição 74.

 

Um dos achados mais relevantes da pesquisa é o de que, em todo o planeta, 2,5 bilhões de pessoas ajudaram um estranho em algum momento da vida.


 Bons exemplos 

Inspiração e foco

Ao longo de 2019, gestos isolados e coletivos desafiaram crises econômicas e de valores.

 

Os mais otimistas enxergam nesse movimento um caminho possível para a reafirmação da filantropia.

 

Há por aí boas iniciativas públicas que contagiam e redefinem paradigmas.

 

Os três ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano,por exemplo, doaram dinheiro - cerca de US$ 1 milhão - ao Fundo Weiss de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento, administrado pela Universidade de Harvard.

 

O recurso, somado a outras fontes, ajudará a financiar bolsas de pesquisa de economistas e estudantes até 2035.

 

Já o príncipe Harry compartilhou parte de seu tempo com crianças. Vestido de Papai Noel, fez um vídeo para órfãos atendidos pela Scotty's Little Soldiers, uma instituição de caridade dedicada a apoiar órfãos das Forças Britânicas.

 

Aos meninos e meninas, sintetizou de forma simples e objetiva o significado de altruísmo: "Sim, perder um dos pais é incrivelmente difícil,mas eu sei que cada um de vocês, ajudando um ao outro, terá um futuro incrível  pela frente" (assista).

 

Bolsonaro

Outra entrevista

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder 360, o presidente Jair Bolsonaro fez ontem um balanço do primeiro ano de governo e projetou o que virá.

 

Os resultados na economia, o contexto político e as eleições foram alguns dos eixos mais explorados (assista).

Argentina

Fernández fala

O presidente argentino, Alberto Fernández, também deu uma longa entrevista ontem à noite

 

Ao canal América TV, disse que a situação do país é semelhante a de 2001, quando a Argentina mergulhou em uma de suas piores crises.

 

"Não é igual a 2001, mas é parecido. Naquele momento tínhamos 57% de pobreza, hoje temos 41% de pobres. Tínhamos uma dívida em default, hoje estamos em virtual default", resumiu (assista).


China 

Tarifas mais baixas

A China anunciou hoje que vai cortar tarifas de importação de cerca de 850 itens a partir de 1º de janeiro 2020.

 

A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado justifica que a medida visa promover o desenvolvimento do comércio de alta qualidade.

 

Entre os itens beneficiados estão produtos como carne de porco congelada, abacate congelado e suco de laranja não congelado.

 

Terão imposto zero de importação artigos farmacêuticos que contenham alcalóides para tratamento da asma e matérias-primas para a produção de remédios para diabetes.

EUA 

Impeachment no limbo

As forças políticas pró e contra Donald Trump chegam a essas últimas semanas de 2019 temerosas com o que pode (ou não) acontecer com o impeachment.

 

Um impasse político emperra o fluxo do julgamento no Senado e, segundo os partidos e os analistas americanos, isso está se aprofundando.

 

A expectativa era de que, uma vez concluído na Câmara, o processo ganhasse tração durante os feriados de Natal e Ano Novo. Mas o cronograma não está avançando.

 

Os democratas querem que o líder da maioria republicana no Senado, Mitch Mc Connell, convoque testemunhas que não foram ouvidas pelos deputados - pedido que vem sendo recusado.

 

Nancy Pelosi, a democrata que preside a Câmara, também adiou o envio de artigos do impeachment ao Senado, o que é determinante para dar vazão ao julgamento.

 

A ação dos democratas é vista neste momento como arriscada e arrasta o processo de Trump para uma espécie de limbo.

AGENDA


CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto tem reunião, em São Paulo, com Murilo Portugal Filho, presidente da Febraban 


 EDUCAÇÃO

Compartilhando - Os planos de aula oferecidos a educadores de todo o mundo pelo Discovery Center da Fundação Bill & Melinda Gates 

SABER

Teatro - A temporada 2020 do Theatro Municipal de São Paulo terá óperas, programas sinfônicos, peças de teatro e os 250 anos de Beethoven (confira


SUSTENTÁVEL

Austrália - A Sociedade Ecológica da Austrália (ESA) promove e incentiva projetos de conservação há 50 anos, além de estimular a pesquisa e oferecer oportunidades de emprego e voluntariado para profissionais de todo o mundo 

TECH

Sonda da Boeing - Como foi a missão da Boeing Starliner, a primeira cápsula espacial orbital dos Estados Unidos a pousar em solo americano e não no oceano 


BEM-ESTAR

Tabaco - O relatório da OMS sobre tendências globais do uso de tabaco - com conclusões e indicações bem atuais