COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 26.12.19

Cenário - 26.12.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:47

Dia de fazer as contas

Se as previsões foram calibradas do jeito certo, o varejo deve anunciar entre hoje e amanhã (oficialmente) resultados positivos de venda se faturamento.

 

Espera-se por uma performance inédita desde 2012, com boas perspectivas para quase todos os setores que apostaram no Natal.

 

Shoppings e lojas de rua trabalham com uma expansão por volta de 6% frente ao ano passado. Já o comércio eletrônico está confiante de que cresceu mais: algo na casa dos dois dígitos.

 

A temporada de fim de ano que teve início com a Black Friday reabriu velhos canais com o consumidor.

 

Prazo e facilidades extras no crediário, por exemplo,atraíram compradores que há tempos não flertavam com as vitrines.

 

Os itens de maior valor também receberam atenção especial.

 

As grandes redes lançaram estratégias específicas,conquistando os clientes pela variedade e descontos vantajosos para compras à vista.

Gincana da troca

Correria e vendas

Tradicionalmente, o varejo concentra quase todo o movimento deste 26 de dezembro nas trocas de presentes.

 

Mas neste ano, além disso, a expectativa é de mais vendas.

 

Alguns segmentos - como vestuário e calçados - calculam que podem adicionar até 10% a mais sobre o que faturaram antes do Natal. 

Trabalho

Retrato atualizado

Está em destaque no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um Texto para Discussão que atualiza o olhar sociodemográfico do trabalho doméstico no Brasil.

 

O estudo mostra, entre outras coisas: 1) a redução na proporção de mulheres ocupadas que se dedicam a esse tipo de atividade, 2) o aumento da informalidade e 3) o salto na quantidade de diaristas.

 

Conforme o Ipea, existem 6 milhões de brasileiros que atuam como mensalistas, diaristas, babás, cuidadores, motoristas, jardineiros ou como qualquer profissional contratado para atuar em domicílios.

 

O levantamento também indica que a crise econômica recente fez com que muitas famílias dispensassem o serviço ou aderissem a diaristas(leia a íntegra).

Comida

Por que o desperdício é um drama global

As festas de fim de ano costumam inflamar debates quase infinitos sobre perdas de alimentos.

 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem um estudo definitivo sobre o tema.

 

Estimativas indicam que 14% dos alimentos do mundo são perdidos após a colheita - excluindo o varejo.

 

Uma das conclusões é que, para resolver o problema, todos precisam agir. Mas a FAO adverte que isso tem consequências "não intencionais"para o meio ambiente e sobre os preços.

 

A pesquisa virou um site especial (veja aqui) e pode ser consultada também em formato para impressão (veja aqui).

Puolanka

Onde mora o pessimismo

Não combina muito com o espírito geral desta época, mas uma micro-cidade de 2,6 mil habitantes no interior da Finlândia virou notícia por ter abraçado - sem muita contestação - o título de pessimista.

 

As explicações vão desde uma imagem ruim espelhada na mídia e acumulada ao longo de anos, até questões estruturais como a baixa taxa de natalidade e o envelhecimento acelerado da população.

 

Puolanka tem até uma Associação Pessimista.

 

A entidade é ativa e tenta transformar a má fama em negócio.

 

O site criado especialmente para os curiosos é bem interessante.

 

Os vídeos publicados no Youtube têm boa audiência.

 

E foi criada até uma loja on-line que vende artigos temáticos como calendários, camisetas e cartões postais.

China

Crítica pós-Natal 

A Sociedade Chinesa para Estudos dos Direitos Humanos divulgou hoje cedo um duro texto intitulado "A política monetária expõe a hipocrisia da 'democracia no estilo dos EUA'".

 

O artigo responsabiliza a política monetária americana pelas"severas divisões na política e na sociedade" e afirma que ela ajudou a distorcer a opinião pública, transformando as eleições em um "show individual" dos mais ricos (leia a íntegra - em inglês).

AGENDA

Bancos - As agências bancárias abrem hoje e amanhã. O último dia útil para atendimento ao público será segunda-feira (30) (saiba mais

EDUCAÇÃO

Engajamento - As iniciativas do Instituto Natura que envolvem professores, comunidade escolar, gestores públicos e cidadãos 

SABER

Moedas - O Banco Central cadastra e envia informações para colecionadores de moedas comemorativas que querem saber sobre lançamentos e novidades (veja

SUSTENTÁVEL

wwf - Um resumo do que foi publicado pela organização em 2019 na forma de estudos e pesquisas (leia aqui

TECH

Supermercado - A startup de carrinhos de compras inteligentes que promete revolucionar a vida do consumidor (assista

BEM-ESTAR

Envelhecimento ativo - Entenda o conceito e conheça o que empresas e entidades médicas globais fazem por adultos acima dos 50 anos (saiba mais